Semifinal regional norte do Desafio Brasil ocorrerá em outubro no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments



Semifinal regional norte do Desafio Brasil ocorrerá em outubro no PCT Guamá


A competição de startups Desafio Brasil, distribuída em cinco momentos, está na etapa final da primeira fase. Na plataforma online foram cadastradas 41 ideias e startups da região Norte, sendo que o Pará foi o estado com o maior número de participações com 13 startups e 11 ideias aceitas pelo Desafio; Manaus entrou com 7 startups e 4 ideias; Tocantins com 2 startups e 3 ideias e Roraima entrou com 1 ideia.  A semifinal regional ocorrerá em outubro no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA).

Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, a participação de mais de 40 empreendedores da região norte na primeira etapa da competição é uma conquista e demonstra o maior interesse em investir em negócios inovadores em estados onde ainda não há ecossistemas de inovação consolidados. “Estamos entusiasmados em renovar nossa parceria com o Desafio Brasil este ano, porque percebemos que iniciativas como esta inspiram e estimulam a competitividade de empreendedores da nossa região em impulsionar ideias criativas e com potencial de mercado Brasil e mundo afora”, declara.  

Etapas – Neste momento, os autores das ideias e perfis participam de um ambiente de cocriação virtual. As startups passam por uma primeira avaliação também na plataforma online, feita por avaliadores escolhidos pelo Desafio com base em outras edições e indicações. Na segunda fase, os empreendedores serão contatados por mentores (investidores, empresários, especialistas) para a realização das mentorias e networking, a fim de aprimorar as ideias. Além disso, será responsabilidade desses mentores ajudar cada empreendedor a preencher o Sumário Executivo e preparar o pitch deck. “Estamos em processo de confirmação de mentores, para podermos definir quantas mentorias serão realizadas. Uma vez confirmados, contataremos por e-mail todas as startups selecionadas. Essa etapa se dará a partir deste mês de setembro, com data inicial a ser definida”, comenta Eric Nils Bran, da equipe do Desafio Brasil.

Na terceira fase, o sumário executivo e o pitchdeck serão avaliados por uma nova seleção de mentores. Dessa avaliação, serão selecionadas as equipes que prestarão mentorias ao semifinalistas. Na quarta fase, ocorrerá uma segunda avaliação dos mentores para selecionar os semifinalistas regionais (entre 5 e 9), que serão classificados para a semifinal regional,  que  ocorrerá no dia 23 de outubro no PCT Guamá. Para alinhar a versão final do sumário executivo, os semifinalistas receberão mentoria presencial dos seus indicados, dia 22 de outubro, véspera da semifinal.  Este processo será conduzido por experientes consultores vinculados ao Sebrae-PA, ao Programa Redes de Fornecedores do Pará, ao Conselho de Jovens Empresários de Belém (PA) e ao Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).  

Após as apresentações das semifinais, os jurados escolherão entre 1 a 3 finalistas para comparecer à final nacional, no mês de novembro, em São Paulo. Os finalistas deverão entregar os respectivos sumários executivos em inglês e serão convidados a passar por outras mentorias para se preparar para a final.

Na quinta fase, os classificados participarão da Semana de Inovação Aberta durante três dias em São Paulo, um dos grandes eventos nacionais de empreendedorismo, envolvendo diversos profissionais de renome. Dentro dele ocorrerão dois processos do Desafio Brasil: um Meetup de Cocriação, envolvendo semifinalistas e finalistas; e a Final Nacional, composta por uma banca de jurados, perante a qual as startups deverão se apresentar em inglês. Desse grande evento, sairão os três vencedores da edição 2013 do Desafio Brasil.

 

Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *