Vai de barco? Ubá View oferecerá as informações mais confiáveis

adminNotícias1 Comment

Plataforma é a nova solução criada pela NavTech, startup residente do PCT Guamá, durante o Hackathon realizado pelo Serpro

Belém, 12 de novembro de 2019 – Startup residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, a NavTech Solutions ficou em primeiro lugar no HackSerpro, realizado em Belém no último final de semana, entre os dias 08 e 10 de novembro. Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Hackathon teve o apoio do PCT Guamá e das Universidades Federal e Estadual do Pará (UFPA e Uepa, respectivamente).

As 22 equipes participantes do evento enfrentaram o desafio de aplicar a ciência de dados para a geração de inteligência orientada ao mercado, mas apenas três grupos finalistas receberam premiações de 12 mil, 8 mil e 6 mil reais.

Com a criação do Ubá View, a equipe da Navtech propôs utilizar informações produzidas por meio de pesquisas acadêmicas para gerar soluções voltadas ao monitoramento, segurança e fiscalização de embarcações na região amazônica. Inédita, a iniciativa deve complementar ao aplicativo Ubá – passagens de barco, a partir do qual é possível adquirir bilhetes de viagens fluviais.

A nova proposta consiste em uma plataforma digital, por meio da qual gestores governamentais, empresários e usuários do transporte fluvial poderão checar um amplo banco de dados sobre as embarcações ativas na região amazônica.

Com isso, quem viaja de barco poderá consultar, por exemplo, as rotas e os nomes das embarcações, assim como a quantidade de salva-vidas e outros equipamentos ou mecanismos de segurança que cada uma dispõe, com a opção de avaliar a qualidade do serviço e conhecer a opinião de outros clientes. A expectativa da plataforma é a de alcançar grande parte dos quase 10 milhões de pessoas que utilizaram essa modalidade de transporte na região somente no ano de 2017.

Técnicos e gestores de governo poderão acessar, por sua vez, informações e estatísticas dos fluxos hidroviários, fiscalizando cada trecho em tempo real, a fim de se anteciparem a eventuais ocorrências, como acidentes ou roubos.

Por meio desse monitoramento em tempo real, feito atrás de um smartphone, as empresas poderão também reduzir os custos de segurança, checando a localização de cada um dos seus barcos a qualquer momento. A iniciativa promete também um maior controle do uso de combustível e a garantia de um mecanismo maior de vigilância e proteção, incluindo um botão de alerta, que poderá ser usado pelos comandantes para acionar as autoridades navais, em casos de emergências.

Primeiro lugar no HackSerpro, o time do Ubá View é composto por Walter Oliveira Neto, Rhuan Fracalossi, Adailson Cardoso, Arthur Gonsales e Giovanny Valente.

Confira algumas imagens:

 

Com a criação do Ubá View, a equipe da NavTech Solutions ficou em primeiro lugar no HackSerpro. Imagem: @NavtechSolutions

Ubá View deve aumentar a confiança dos usuários no transporte fluvial. Imagem: @NavtechSolutions

 

Entre outras vantagens, o projeto do Ubá View, criado durante o HackSerpro, deve tornar as viagens de barco mais seguras. Imagem: @NavtechSolutions

One Comment on “Vai de barco? Ubá View oferecerá as informações mais confiáveis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *