Livro e tecnologias paraenses são discutidos na Califórnia

adminSem categoria0 Comments





Livro e tecnologias paraenses são discutidos na Califórnia



San Diego, CA – O professor Aldebaro Klautau, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, apresentou e discutiu no último dia 7 de agosto na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), o livro “Comunicações e Processamento de Sinais Digitais”, de sua autoria, que será lançado no dia 16 de agosto vindouro. O livro estará disponível nas livrarias online Amazon, Barnes & Nobles e outras, a partir de setembro. A apresentação do livro foi iniciativa de bolsistas do programa “Ciência sem Fronteiras” nos EUA, como uma das ações para maior visibilidade da ciência brasileira e atividades de fomento à mesma. A ênfase da apresentação e posterior discussão foram tecnologias de telecomunicações, no contexto do livro, que podem impactar a Amazônia e a qualidade de vida de sua população.

 

O professor Aldebaro discorreu sobre aspectos da situação do Brasil e particularmente do Pará. Um dos tópicos foi a formação e fixação de recursos humanos especializados em engenharia. O Pará hospeda a UFPA, a maior instituição de ensino superior da Amazônia, e atualmente porcentagem significativa de seus egressos migra para outros estados. O professor citou casos do impacto da evasão, frisando peculiaridades da região que exigem soluções customizadas. Um exemplo discutido foi a implantação de chips RFID em árvores, motivada principalmente por restrições impostas pela União Europeia à madeira e produtos derivados da Amazônia. Essa é uma das tecnologias investigadas no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na UFPA.

 

Outra ação da UFPA discutida foi o projeto CELCOM, de telefonia celular comunitária, o qual visa prover serviços básicos para comunidades que não tenham oferta de cobertura por operadoras comerciais. Os dados apresentados mostraram que a maior parcela dos investimentos em telecomunicações atende aos usuários das regiões com alta concentração populacional e poder aquisitivo. Isso acontece nos EUA e no Brasil também, pontuou o professor, com o efeito de aumentar o “gap” no acesso à informação e serviços básicos entre os segmentos. O professor Aldebaro apresentou como tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser usadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e motivações para a escrita do livro.

 

Sobre o livro

O livro aborda técnicas de processamento digital de sinais e a transmissão desses sinais usando sistemas de comunicações como redes de telefonia celular. O mesmo foi escrito na língua inglesa e tem como público-alvo estudantes e profissionais de engenharia. O livro atual é derivado de um anterior, motivado pelo edital 016/2008 da FAPESPA (atual Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa). O site do novo livro é www.aldebaro.ufpa.br.

 

Sobre o autor

Aldebaro Klautau concluiu o doutorado na UCSD em 2003, e pós-doutorado em 2013 na mesma instituição. Em 1995 foi docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis. Desde 1996, é docente da UFPA, Belém, onde atua nos programas de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Engenharia Elétrica (PPGEE), e coordena os laboratórios de Processamento de Sinais (LaPS) e de Sistemas Embarcados (LASSE). Aldebaro é pesquisador de produtividade do CNPq, membro sênior do IEEE e “TIES Focal Point” da UFPA no ITU-T da ONU.

 

 

Contato

Para receber maiores informações sobre o livro e pesquisas da UFPA:

Kelly Pereira – Email: laps@ufpa.br” target=”_blank” style=”color: rgb(17, 85, 204);”>laps@ufpa.br

LaPS – UFPA – Av. Perimetral S/N – Belem – PA – Brazil – 66075-110

Telefone: +55 (91) 3201-7674 – Fax: +55 (91) 3201-7634

 

Fonte: PACOM – (adaptado e traduzido)/ August 7, 2013


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *