Governo digital em debate na próxima quinta

adminNotícias0 Comments

Evento abordará como as novas tecnologias de informação podem resultar em benefícios para a sociedade

Belém, 05 de novembro de 2019 – Na próxima quinta, 07, a Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu) realiza em Belém o workshop “Soluções de governo digital com impacto na vida do cidadão”. O evento conta com o patrocínio da Amazon Informática e o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, onde a programação será realizada, das 08h30m às 19h30m.

Computação em nuvem, transformação digital, ciência de dados aplicada a políticas públicas, Lei Geral de Proteção de Dados, identidade digital, design/deliver para a criação de uma cultura com foco na experiência e evolução da rede estadual como suporte para um Governo Digital serão alguns dos temas abordados durante todo o dia.

Com esse evento, nós temos a expectativa de apresentar nossos produtos no segmento de governo digital. A ideia é, num primeiro momento, trocar experiências e discutir parcerias a esse respeito e, em seguida, ouvir sobre como as organizações estão se preparando para atender à Lei Geral de Proteção de Dados, entendendo de que forma podemos também estabelecer projetos de colaboração nessa área”, explicou o coordenador do workshop, Mauro Brito, que é gerente do Serpro e presidente da Sucesu Pará.

Ainda podem se inscrever no evento gestores e profissionais de instituições e empresas ligadas ao setor da Tecnologia da Informação, arquitetos de soluções, projetistas, desenvolvedores de softwares e de aplicativos mobile, entre outros públicos interessados. Limitadas e gratuitas, as inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla, clicando aqui.

Rodrigo Quites, diretor do PCT Guamá, que vai recepcionar a programação, destaca que serão tratados na ocasião três assuntos de grande interesse para a comunidade tecnológica: computação em nuvem, usabilidade e privacidade dos dados. “Quando consideramos o contexto de soluções para Cidade Inteligentes, que na realidade constituem a composição de múltiplos sistemas de informação sobrepostos, este tipo de discussão é fundamental para garantir a segurança de todos”, ressalta ele, que é doutor em Ciência da Computação e professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fico feliz também por acompanharmos uma apresentação do Núcleo de Inovação do Banpará, nosso novo residente, que irá compartilhar suas experiências em design de usabilidade”, frisou Quites.

Programação – Previsto para iniciar às 08h45m, o workshop inclui quatro palestras pela parte da manhã. “Ambiente de inovação (e colaboração): o caso do PCT Guamá” será o título da apresentação de Rodrigo Quites, diretor presidente do parque, prevista para iniciar às 9h. “Soberania e inovação por meio da computação em nuvem” iniciará às 09h40m, tendo Horácio Ibrahim, product manager da Serpro, como ministrante. Às 10h40m, a conversa será sobre “Design/deliver: criando uma cultura com foco na experiência”, tendo Ygor Durães de Oliveira, chefe do subnúcleo de inovação do Banco do Estado do Pará (Banpará), como mediador. A última palestra da manhã, “Identidade Digital, uma nova era para governos estaduais e municipais”, iniciará às 11h20m e será apresentada por Carlos Alexandria, product inventor do Serpro.

A programação à tarde iniciará com a palestra “Qlik na transformação Digital Analytics é fundamental!”, proferida por Olímpio Pereira, presidente da Qlik Brasil. Em seguida, às 14h55m, será a vez de discutir “Como a ciência de dados pode colaborar com a aplicação de políticas públicas”, sob a mediação de Rodrigo Hjort, Data Science Team Leader Serpro. Às 15h50m, a “Evolução da rede estadual como suporte para um Governo Digital” será apresentada por Tiago Cardoso, gerente de Engenharia de Projetos Especiais, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). A “Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP)” será debatida a partir das 16h20m, tendo como palestrante Ulysses Machado, especialista no assunto do Serpro.

A agenda encerrará com o painel “Governança Corporativa e as adequações à LGPD”, previsto para as 17h, sob a mediação de Mauro Brito, da Sucesu Pará. Participarão da conversa o presidente da Prodepa, Marcos Brandão; Bruno Bitar, diretor de Tecnologia da Informação do Banpará; Gilberto Noronha, presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa); e novamente Ulysses Machado, do Serpro, e Rodrigo Quites, do PCT Guamá.

Serviço: O workshop “Soluções de Governo Digital com Impacto na Vida do Cidadão” será realizado no dia 07 de novembro, próxima quinta, das 8h30m às 19h30m, no auditório do Espaço Inovação – Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na Avenida Perimetral, km 01. Inscrições limitadas e gratuitas pelo link: https://bit.ly/36B7GAm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *