PCT Guamá terá ampla programação na 10ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

adminNotícias0 Comments

Bioeconomia, programação, realidade virtual, modelagem, impressão 3D, ciência e tecnologia do leite serão alguns dos temas abordados por iniciativas residentes no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, durante a 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que será realizada de 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas. Aberta ao público, a programação conta com palestras, oficinas, exposições interativas em estandes e uma agenda de atividades lúdicas e educativas destinadas ao público infanto-juvenil.

O PCT Guamá contará com dois espaços. O primeiro é um estande em que pesquisadores do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório da Universidade Federal do Pará (UFPA) instalado no Parque Tecnológico, apresentarão experimentos voltados à extração e dosagem de compostos bioativos de matérias primas amazônicas, especialmente o açaí, abordando com os alunos a importância da bioeconomia e da valorização dos recursos naturais. O segundo espaço será o Sectet 360º, no qual os visitantes poderão conferir a maquete virtual e os principais serviços prestados pelo PCT Guamá.

O Instituto Gemológico da Amazônia (IGA) e o Inteceleri Tecnologia para Educação, ambos residentes do Parque, também contarão com um espaço, onde realizarão demonstrações do uso da realidade virtual com óculos VR feitos de miriti (MiritiBoard VR), desenvolvimento de jogos interativos com ferramentas Google e espaço de modelagem e impressão 3D.

“Além de contribuir com a popularização da ciência e da tecnologia entre os jovens, a nossa participação na Feira tem o objetivo de aproximar o PCT Guamá destes públicos, pois entendemos que a educação tem um papel central quando se fala em inovação”, afirmou o diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Quites Reis.

Palestras – No dia 24 de outubro (quinta-feira), a sala multiuso da Estação Business receberá palestras de dois pesquisadores ligados ao PCT Guamá. Das 15 às 16 h, Luís Adriano Santos abordará o “Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA): conhecimento aplicado para o desenvolvimento sustentável do estado do Pará”, e das 16 às 17 h, a pesquisadora Luiza Helena Meller ministrará a palestra “Ciência e Tecnologia do Leite: desafios para a inovação”.

Realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a Fecti tem o objetivo de promover ações educativas, científicas e culturais que despertem a curiosidade científica e contribuam para a formação educacional de crianças e jovens estudantes no Pará.

O evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída em 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia no País. Sob o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, a programação dialoga com a Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação completa da Feira está disponível no link: http://semanact.pa.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *