PCT Guamá promoverá reunião de negócios entre empresas incubadas e empreendimentos do setor de tecnologia de dutos do RJ

adminNotícias0 Comments


 

PCT Guamá promoverá reunião de negócios entre empresas incubadas e empreendimentos do setor de tecnologia de dutos do RJ

 

As empresas paraenses Dynamis Techne, ITAIC, Solve Engenharia e Mundo Digital Interativo (MDI), que estão presentes na Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Pará (PIEBT/UFPA) terão a oportunidade de apresentar seus negócios inovadores aos principais empreendedores associados ao Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) no dia 12 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). O encontro será promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), dentro do Projeto de Difusão Tecnológica, celebrado entre a UFPA e o PCT Guamá.

O objetivo deste encontro é dar visibilidade fora do estado do Pará aos empreendimentos inovadores em desenvolvimento em nosso estado e viabilizar uma rodada de negócios entre empresas incubadas paraenses e empreendedores vinculados ao CDUT. “Na apresentação, cada empresa fará a descrição de seu produto/serviço, com objetivo de vendê-los e firmar contratos comerciais. As empresas também poderão fazer demonstrações dos produtos e testes em campo”, relata Márcio Roberto do Carmo Pereira, diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá.

Centro tecnológico destinado ao desenvolvimento na área de dutos e terminais, o CTDUT foi inaugurado em 2006 por meio de uma parceria entre a Petrobras, a Transpetro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e opera como um laboratório compartilhado para uso da comunidade dutoviária. Envolve. Conta com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CTPetro), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de estudos e projetos (FINEP) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 O CTDUT tem, entre seus mais de 30 associados, empresas, universidades, instituições de ensino e pesquisa e organizações representativas da indústria como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Empreendedorismo – O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Estimula o empreendedorismo inovador e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orientado à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Pará. Tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

 

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *