Arena de Inovação em Biodiversidade aproxima empreendedores de pesquisadores no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

 

Arena de Inovação em Biodiversidade aproxima empreendedores de pesquisadores no PCT Guamá

A partir da temática Biodiversidade, associada às áreas de Biotecnologia e Tecnologia Ambiental, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) realizou na manhã desta terça-feira a terceira edição do evento Arena de Inovação, envolvendo empreendedores, pesquisadores e consultores que desenvolvem trabalhos nestas áreas de conhecimento. O plantio de mudas de Ucuúba e de Ipê Amarelo em área externa do parque tecnológico paraense abriu o evento em referência também à Semana do Meio Ambiente.

A proposta do encontro foi apresentar, em linhas gerais, o atual status dos trabalhos dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que atuam nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e tecnologia ambiental e promover uma interface inicial destes ambientes de inovação, intermediada pelo PCT Guamá, com empresas de base tecnológica e indústrias que demandam e prestam soluções ao setor. “O tema Biodiversidade, associado à Biotecnologia e Tecnologia Ambiental, foi escolhido por conta do número considerável de demandas tecnológicas do setor produtivo cadastradas na ação I Conect, durante XI Feira da Indústria do Pará no último mês de maio, e aproveita o contexto da Semana do Meio Ambiente”, comentou Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

Participaram da Arena de Inovação em Biodiversidade, além do diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; o pesquisador Julio Pieckzarca, do Centro de Estudos Avançados em Biodiversidade (CEABIO); o pesquisador Rui Guilherme Cavaleiro de Macedo, diretor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA (FAESA), o Dr. Ekkehard Guhtjahr, do empreendimento Amazon Oil; o pesquisador empreendedor Carlomagno Bahia, da Amazon Biotech, cuja empresa está na Incubadora da UFPA.

O evento também contou com relatos das empresárias Fátima Chamma, da Chamma da Amazônia, e Fernanda Stefani, da 100% Amazônia; do pesquisador José Roberto Zamian, do Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis da UFPA; e do empreendedor da área de agroindústria Marcelo Arrifano. Os participantes trocaram experiências sobre os trabalhos que desenvolvem à frente de suas instituições e empresas e sinalizaram parcerias, que terão em comum a aplicação da biodiversidade, da biotecnologia e da tecnologia ambiental em iniciativas e projetos que agregam valor a este importante patrimônio natural da região amazônica.

Interface – Na ocasião, o diretor-presidente do PCT Guamá, falou sobre as iniciativas de apoio do PCT Guamá para viabilizar a interface entre o setor produtivo, empresas de base tecnológica e laboratórios de P&D, que são a rede social I Conect, que reúne mais de 100 conexões entre perfis que demandam serviços e os que oferecem soluções; e a agência de negócios PCT Business, por meio da qual serão prestadas consultorias em gestão de inovação para negócios em diferentes ciclos de desenvolvimento (desde a ideia até a consolidação da empresa). “Este encontro tem o objetivo de lançar presencialmente novos desafios tecnológicos e propostas de soluções nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e tecnologia ambiental. O PCT Guamá também aproveita para apresentar as oportunidades de parcerias de cooperações técnicas internacionais com parques de Bruxelas e Espanha, por exemplo, articuladas na missão técnica a ambientes de inovação europeus que o parque paraense participou no último mês de maio. Ao longo deste ano, realizaremos ainda Arenas de Inovação nas demais áreas prioritárias de atuação do PCT Guamá (TIC, Energia e Tecnologia Mineral)”, conclui Abelém.

Parcerias – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *