Uepa ofertará bacharelado em Engenharia de Software

adminNotícias3 Comments

A oferta do curso será iniciada nos campi Castanhal e Redenção, a partir de 2020

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a oferecer curso de graduação em Engenharia de Software em três polos: Castanhal e Redenção, a partir de 2020; e Belém, a partir de 2021. Com 8 semestres de duração, o bacharelado terá o total de 3.880 horas aula. A forma de acesso será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo processo seletivo próprio da instituição, o Prosel.

A engenharia de software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área de aplicações, tais como engenharia de software corporativo, sistemas e portais web, aplicações em dispositivos móveis e computação na nuvem.

Segundo o coordenador do curso, Wanderson Quinto, a ampliação das possibilidades de qualificação profissional torna-se uma tarefa prioritária para a região. “Quando falamos de Engenharia de Software precisamos ter em mente que se trata de uma área focada no desenvolvimento de plataforma digitais, jogos, aplicativos e sistemas específicos, com o objetivo de aumentar a produtividade e o desempenho de uma determinada área. Pensando especificamente na região Norte podemos visualizar alguns setores que seriam mais beneficiados com a implantação do curso de engenharia de software como: agronegócio, biodiversidade, ecoturismo, fármaco-químico e meio ambiente”, afirma o coordenador.

O curso formará profissionais da área de Computação e Informática para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações com uma formação baseada nos pilares tecnológicos, organizacionais e humanísticos.

Déficit de mão de obra – No Brasil, o setor de Tecnologia da Informação (TI) gera mais de 1,3 milhão de empregos e, conforme dados da Softex, tem um déficit de mais de 48 mil profissionais que, se não for suprido, poderá ocasionar perdas de receita da ordem de R$ 115 bilhões até 2020.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda anual por novos talentos projetada entre 2019 e 2024 está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano no Ensino Superior com o perfil necessário para atender essas vagas.

Para o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, Rodrigo Quites Reis, a oferta do bacharelado em Engenharia de Software é estratégica para o fortalecimento da região. “O curso é essencial para o nosso ecossistema local de inovação, visto que, além de possibilitar a formação de RH qualificado na área de software, vai contribuir para o aumento do número de profissionais aptos a lidarem com os desafios da área”, afirma o diretor.

Foto: Mácio Ferreira

3 Comments on “Uepa ofertará bacharelado em Engenharia de Software”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *