Incentivo fiscal para exportação foi tema de capacitação coletiva realizada pelo PEIEX em Belém

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Na última terça, 13, o núcleo operacional Pará do Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/ Apex-brasil) realizou a quinta edição do Papo Exportação Belém, evento de capacitação coletiva direcionado às empresas atendidas pelo projeto.

Facilitada pelo auditor e fiscal de receitas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), José Lucivaldo Nogueira Freitas, a capacitação abordou temas relacionados a incentivos fiscais concedidos às empresas exportadoras. “Falei, de uma maneira direta, sobre os principais pontos da legislação que rege o assunto. Os empreendedores que não puderam estar presentes ou que ainda tem dúvidas, podem nos procurar diretamente na Sefa, de segunda a sexta, das 8h às 14h, sem agendamento prévio”, informou o facilitador.

Pela primeira vez em uma capacitação do PEIEX, Maynara Santana, gerente da Cerâmica Santana, destacou a importância do acesso a conhecimentos diversos. “Achei bem interessante, embora tenha sido uma grande dificuldade entender os termos.  Quando me dava conta de que não estava compreendendo, pensava: ‘preciso entender porque eu preciso estar nesses espaços e também ser essa ponte pra outras pessoas’. Também foi importante porque tomei conhecimento sobre os diversos incentivos concedidos pelo estado do Pará e vi que exportar não é um bicho de 7 cabeças.” afirmou a gerente.

Papo Exportação – O Papo Exportação já contou com oito edições, realizadas nas cidades de Belém e Santarém. Foram abordados temas como: prospecção de mercados para exportação, relacionamento com compradores internacionais, preparação de folder e site para exportação e adequação de embalagens.

No mês de agosto ainda serão realizadas edições em Santarém, no dia 27, e Marabá, no dia 28. Os temas serão “como contratar transporte e seguro internacionais” e “como fazer um contrato de câmbio e financiamento disponíveis para exportadores”, respectivamente.

PEIEX/Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O Programa de Qualificação para Exportação é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

No Pará, desde 2016 o programa é executado pela Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Em dezembro de 2018, além da região metropolitana de Belém, o programa passou a atender as cidades de Marabá e Santarém, podendo ser estendido a um raio de até 100 km dos polos. A metodologia foi renovada, sendo direcionada mais para a prática da exportação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *