European Business & Innovation Centre Network sinaliza parcerias com ambientes de inovação do Brasil

adminNotícias0 Comments



European Business & Innovation Centre Network sinaliza parcerias com ambientes de inovação do Brasil


Após visitarem ambientes de inovação na Bélgica, Holanda e Inglaterra, os participantes da Missão Técnica Internacional 2013 estão em Londonderry (Irlanda), onde participam até esta sexta-feira (31/5) do Congresso da European Business & Innovation Centre Network (EBN), principal evento do setor na Europa.

A missão técnica promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) envolve representantes de instituições de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de várias partes do Brasil como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA).

Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, a missão técnica está sendo produtiva na interface com representantes de ambientes de inovação dos países visitados na busca por parcerias que viabilizem a internacionalização e a cooperação técnica com empresas de base tecnológica do Pará que estão na rede do PCT Guamá. “A EBN abriu as portas de vários centros de inovação importantes e sinaliza estabelecer parcerias diretas com os parques e centros de inovação brasileiros.Nos países visitados, conhecemos experiências de centros de inovação que mantêm fortes relações com indústrias e empresas”, relata Abelém.

O Congresso da EBN conta com a participação da Anprotec em duas sessões. No International Incubation Lab, a superintendente Sheila Oliveira Pires e a professora Maria Alice Lahorgue debateram, ao lado de representantes dos Estados Unidos, Rússia, China, Israel e Taiwan, as tendências e boas práticas empreendedoras fora da Europa. Maria Alice também estará no painel sobre “2020: o futuro e as perspectivas da indústria de incubação”, que acontece nesta sexta-feira e reúne CEOs e fundadores de centros de inovação e negócios (BICs) da Holanda, Bélgica e Irlanda.

Além da presença na programação, a Anprotec conta com um estande para apresentação de instituições brasileiras e para networking. “A programação do congresso está muito propícia ao networking. O evento é dividido em ‘aldeias’, que possuem diferentes focos como digital, social e cultural. Temos agendadas reuniões com missões da Espanha e de Portugal”, comenta o diretor-presidente do PCT Guamá.

Além do PCT Guamá e da Anprotec, outras 10 instituições, entre associadas e parceiras, participam da missão: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Sebrae SP; Centro de Inovação de Maringá (PR); Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Incubadora Midi Tecnológico (SC); Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – Tecnopuc (RS),Instituto Christiano Becker (DF); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Universidade Federal de Alagoas; e Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá.

Fontes: Informações do Sebrae/SP e Anprotec.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *