PCT Guamá participará de missão técnica na Europa

adminNotícias0 Comments


 

 

Instituições de ciência, tecnologia e inovação de nove estados brasileiros iniciam na próxima segunda-feira (20) uma missão técnica de 11 dias por quatro países europeus para conhecer parques tecnológicos e buscar parcerias para internacionalizar projetos e empresas de inovação do país. Promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com a European Business & Innovation Center Network (EBN), a missão técnica internacional inicia o roteiro pela Bélgica (passando pelas cidades de Bruxelas, Solvey e Namur), Holanda (Antuérpia e Eindhoven) e Inglaterra (Londres). Na segunda etapa da missão, entre os dias 29 e 31 de maio, o grupo segue a Irlanda para participar do 22º Congresso da EBN, na cidade de Londonderry.

Para os parques tecnológicos, será a oportunidade de apresentação destes ambientes de inovação brasileiros aos habitats de inovação dos países europeus a serem visitados. Para o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém, o objetivo é: “aumentar a visibilidade do parque, estabelecer parcerias e cooperações para ofertar intercâmbios e apoiar a internacionalização de nossas empresas”. Rui Jung Neto, administrador do TECNOPUC (RS), espera comparar experiências de gestão: “centros como Warwick e Cambridge são unidades com PCTs muito semelhantes ao nosso modelo”.

A visita à sede da EBN, em Bruxelas, tem um interesse especial por parte dos visitantes. Na opinião de Athos Ribeiro, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será uma oportunidade para intercambiar vivências no setor. “Queremos conhecer as experiências locais sobre boas práticas de gestão e apoio a habitats de inovação e extensão tecnológicas”, comenta.

Sílvia Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas, está levando material sobre as empresas incubadas e espera buscar parcerias na área de tecnologia da informação e comunicação e biotecnologia:  “além dos centros de inovação, temos interesse na programação sobre inovação digital no Congresso.”

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais tem um interesse especial nos ambientes de inovação belgas como o Maison de l’Entreprise, Capinnove e Innotek, “pela interação empresa-universidade, a captação de recursos e a transferência de tecnologia”, lista Solange Busek, da Superintendência de Ciência e Tecnologia.

Também farão parte da missão representantes do Sebrae/SP, CNPq, as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Alagoas (UFAL), Instituto Cristiano Becker (RS), Centro de Inovação de Maringá (PR), os parques tecnológicos de Campina Grande (PB) e a Incubadora MIDI Tecnológico (SC).

Rede – Sediado na capital paraense, Belém, o PCT Guamá é um dos três polos tecnológicos estratégicos para o processo de um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, pautado por uma economia verde de forte base tecnológica e inovadora. Tem as áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritárias para negócios e pesquisas de base tecnológica.

A gestão do PCT Guamá cabe à Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta ainda com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anprotec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *