Governo do Pará realiza evento para discutir dificuldades do setor leiteiro no estado

adminNotícias0 Comments

Representantes de indústrias, cooperativas e produtores de leite do estado do Pará se reúnem no dia 7 de março, no Laboratório da Qualidade do Leite, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O objetivo do evento  é apresentar as atividades desenvolvidas pelo laboratório, além das análises realizadas e seus respectivos custos assim como repassar a forma de coleta e transporte das amostras para a análise. Dessa maneira, pretende-se aproximar o setor produtivo, mapear as principais dificuldades e entraves da área, assim como apresentar o Laboratório como um parceiro que visa apoiar e valorizar a produção de leite com qualidade.

O Laboratório da Qualidade do Leite, inaugurado em 12 de maio de 2017, é o primeiro do gênero a entrar em operação na Região Norte. O espaço é uma demanda antiga de produtores locais que prezam pela qualidade de sua matéria-prima e derivados. O governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), investiu mais de R$ 2,3 milhões na construção do espaço. O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi responsável pela aquisição dos equipamentos de diagnóstico e a Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) adquiriu os mobiliários.  A coordenação é de responsabilidade do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Nesse primeiro momento o laboratório priorizou a aprovação de sua entrada na Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL), que é gerenciada pelo Mapa, e iniciou o cadastramento dos produtores e empresas da área de Laticinios. As análises que são realizadas pelo laboratório permitem que possamos identificar a qualidade do leite que é produzido na região e assim propor medidas que possam ir combater os problemas que são identificados, promovendo a melhoria da qualidade da matéria prima e agregando valor aos produtos”, explica a coordenadora do Laboratório, professora Luíza Meller.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. O PCT Guamá está inserido no contexto do Programa Inova Pará, coordenado pela Sectet, tendo em vista que a finalidade desse conjunto de equipamentos de pesquisa é favorecer a geração e a disseminação de inovações tecnológicas, conectando as instituições de ensino e pesquisa ao setor produtivo, no intuito de promover o desenvolvimento sustentável do estado do Pará.

Além do Laboratório da Qualidade do Leite, o parque tecnológico abriga outros empreendimentos, como o Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA Inpe);  o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão; o Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio), inaugurado no dia 21 de fevereiro; além do Espaço Inovação, prédio que abriga laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento, e que terá como vizinho o Espaço Empreendedor a ser inaugurado no mesmo dia 7 de março, à tarde.

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO PARA ESSE EVENTO!

Convite Visita Lab do Leite

A participação é gratuita e você pode confirmar sua presença aqui. 

Contatos:

Fernanda Graim (Sectet) – (91) 4009-2514/98146-6642

Igor Souza (Sectet) – (91) 4009-2514/ 98208-9497

Karina Martins (PCT Guamá) – 98016-3152

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *