Calouros de Elétrica e Biomédica da UFPA visitam o PCT Guamá e a Universitec

adminNotícias0 Comments

 

Dezenas de calouros dos cursos de Engenharia Elétrica e Biomédica da Universidade Federal do Pará (UFPA) conheceram, na manhã desta quinta-feira (11/4), as oportunidades do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) nas áreas de empreendedorismo inovador, pesquisa e desenvolvimento e da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA) dentro da programação da Semana do Calouro do Instituto Tecnológico da UFPA (ITEC/UFPA).

Uma caminhada pela área externa do PCT Guamá iniciou a programação. Na ocasião, os calouros visitaram o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), que desenvolve pesquisas e presta serviços em questões de eficiência energética; o Laboratório de Qualidade do Leite da Região Norte (LQL/Norte), iniciativa da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em fase final de construção, por meio do qual serão analisadas a qualidade do leite e de alimentos derivados como queijos e iogurte;  o Espaço Inovação, que também está na etapa final de construção para receber laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e empresas de base tecnológica. No final da caminhada, os novos universitários registraram a visita com uma foto no pórtico do PCT Guamá.

Em um bate-papo com o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, e com a equipe do parque paraense, os calouros foram apresentados às iniciativas deste ambiente de inovação, que envolvem o apoio ao empreendedorismo inovador, à fixação de capital intelectual na região e ao estímulo à criação de negócios de base tecnológica que podem nascer dentro dos cursos em desenvolvimento na UFPA. “Esperamos que daqui a alguns anos, a exemplo do que aconteceu no Vale do Silício (polo tecnológico dos Estados Unidos), onde jovens estudantes  ousaram empreender ideias inovadoras e ficaram milionários com empresas como Google e Facebook, vocês também empreendam as ideias que vão amadurecer aqui na universidade e tenham a oportunidade de crescer com negócios próprios”, relatou Abelém.

O diretor da Universitec-UFPA, Gonzalo Enríquez, apresentou os serviços desenvolvidos pela agência de inovação da UFPA, que envolve o apoio à transformação do conhecimento produzido nas salas de aula da universidade em bens e serviços úteis à sociedade e a indução da inovação neste processo. “A geração de vocês entra na universidade num momento muito positivo para a economia do Brasil. Cabe a vocês identificarem as melhores oportunidades, a partir da nossa rica biodiversidade, e priorizarem carreiras que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, mencionou Enríquez.

Uma visita à Universitec/UFPA, onde os universitários tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da dinâmica da agência e de algumas empresas de base tecnológica incubadas,  encerrou a programação de imersão dos calouros de Elétrica e Biomédica nestas duas fortes iniciativas de apoio pelo desenvolvimento de uma economia orientada à inovação no Pará.

 

Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *