Programa Ciência na Escola está com inscrições abertas

adminNotícias0 Comments

Lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Ciência na Escola (PCE) está com inscrições abertas. O objetivo do programa é incentivar a interação entre docentes e discentes de escolas de Educação Básica e de Instituições de Ensino Superior, espaços de Ciência e outras instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em busca de aprimorar o ensino de Ciências em escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, o Programa Ciência na Escola promove quatro ações simultâneas em instituições por todo o país para capacitar profissionais para atuar como mediadores entre o ensino básico e o superior: a Chamada Pública para Instituições, a Chamada Pública para Pesquisadores, a Olimpíada Nacional de Ciências e a Especialização a Distância em Ensino de Ciências.

Chamada para Instituições – Serão selecionadas redes de Instituições de Ensino Superior de alcance regional, interestadual ou estadual, para ser aplicado apoio financeiro. As instituições devem propor o aprimoramento de redes na Educação Básica com foco nos anos finais do Ensino Fundamental/Médio.

Serão disponibilizados até 20 milhões de reais para propostas regionais que envolvam três Unidades da Federação de uma mesma grande região do País; até dez milhões de reais para propostas interestaduais, que envolvam ao menos duas Unidades da Federação de uma mesma grande região do País; e até quatro milhões de reais para propostas de abrangência estadual, com uma Unidade da Federação. A submissão de propostas para a seleção de redes pode ser feita aqui, até 24 de junho de 2019.

As redes devem ser obrigatoriamente coordenadas por uma universidade federal, que será a responsável pela proposta na chamada. Será aceita apenas uma proposta e, no caso de duas ou mais serem submetidas por uma mesma instituição, será efetivada apenas a última. Se houver propostas idênticas com diferentes requisitantes, todas serão desclassificadas. Mais informações no link.

Chamada para Pesquisadores – A chamada é voltada para propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições sem fins lucrativos de ensino superior ou de pesquisa. A proposta deve visar à realização de atividades práticas nas escolas, com o desenvolvimento de produtos focados no ensino de Ciências e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País que concordem com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade. A submissão dos projetos será feita no site.

Para ser aceita, a proposta tem que ser formulada conjuntamente por pesquisadores e professores de escolas da Educação Básica que tenham doutorado, promovendo conhecimento, aproximação e troca de experiência entre os dois grupos. O início da submissão ocorrerá dia 6 de julho, e a data limite para submeter propostas é dia 20 de agosto.

Os projetos aprovados irão abranger temas como ensino aprendizagem, formação de professores, tecnologias educacionais, materiais didáticos, objetos educacionais, infraestrutura escolar e tecnologias e modelos para ações inclusivas no ensino de Ciências. Outras informações aqui.

Ciência é Dez – É um curso de especialização na modalidade ensino a distância (EAD), para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O programa possui garantia da Capes e certificação do MEC, com as instituições públicas de ensino parceiras e aborda quatro eixos temáticos: vida, ambiente, universo e tecnologia.

O público-alvo são os professores da rede pública do Ensino Fundamental de instituições federais, estaduais ou municipais. O curso tem como base o ensino de Ciências por investigação e propõe novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica. As inscrições terão inicio em setembro, e as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação de professores da Educação Básica. Mais informações aqui.

Olimpíada Nacional de Ciências/2019 – A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma forma de incentivar os estudos de alunos em geral e descobrir novos talentos. As provas da ONC vão contemplar as disciplinas de Física, Química, Biologia e Astronomia e tem o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências e Tecnologias e proporcionar desafios aos alunos visando ao aprimoramento de suas formações.

As inscrições ocorrem até dia 6 de agosto e podem ser feitas aqui. A participação na ONC é isenta de taxas para as escolas, que se inscrevem por meio de seus representantes, e para os alunos, regularmente matriculados na rede pública do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental e para estudantes da 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior. Para informações adicionais, acesse aqui.

Serviço:
Programa Ciências nas Escolas – Chamada Pública MCTIC-MEC
Mais informações acesse o site do programa.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *