Apex-Brasil abre nova capacitação para exportação no Pará

adminPEIEX/Apex-Brasil2 Comments

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) aprofundará seu vínculo com o Pará com a inauguração da nova fase do núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na próxima semana. O primeiro evento será realizado no dia 11 de junho, em Belém, o segundo, no dia 12, em Santarém, e o terceiro no dia 18, em Marabá.

O programa terá duração de 24 meses e será desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, OS gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O investimento no trabalho de capacitação de empresas é de R$ 1,5 milhão, sendo 70% recursos da Apex-Brasil e 30% contrapartida da Fundação Guamá.

O objetivo da empreitada é qualificar 150 empresas no Estado para que passem a comercializar seus produtos com outros países. O diferencial deste novo ciclo é a estratégia de interiorização: com equipes técnicas instaladas em Belém, Santarém e Marabá, será possível alcançar 22 municípios paraenses dentro do raio de atuação do PEIEX. O programa está presente no Pará desde 2013, quando a Apex-Brasil firmou parceria com a Federação de Indústrias do Estado.

Em 2016, a Agência estabeleceu novo convênio para capacitar as empresas em comércio internacional com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado. Nessa parceria, que durou dois anos, foram capacitadas 146 empresas dos segmentos: alimentos e bebidas; cosméticos; TI; biotecnologia; madeira e móveis; e têxtil. O investimento total foi de R$ 1 milhão, na mesma proporção do convênio que será inaugurado na próxima semana.

Atualmente, a Apex-Brasil realiza o PEIEX em todas as regiões brasileiras: um total de 37 Núcleos Operacionais do Programa. Na região Norte, além do Pará, o PEIEX é executado em Rondônia, Amapá e Tocantins. Participam do evento de lançamento em Belém o Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; o presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites; o coordenador do PEIEX no estado, Milksom Campelo; e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do estado, Carlos Maneschy.

Serviço: Lançamento da nova fase do PEIEX no Pará
Data: 11 de junho
Local: Local: Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Prédio Espaço Inovação, Auditório. Avenida Perimetral da Ciência s/n – Km 01, – Guamá CEP 66.075-750, Belém-PA
Hora: 9h – 12h

Santarém
Data: 12 de junho
Local: Sebrae, Auditório. Avenida Rui Barbosa, 378 – Centro Cep: 68005-080, Santarém/PA
Hora: 9h – 11h

Marabá
Data: 18 de junho
Local: Sebrae, Auditório (Folha 28, Quadra 42, Lote 5B e 6, s/n – Nova Marabá – Marabá/PA)
Hora: a partir de 9h

*Com informações da Apex-Brasil

2 Comments on “Apex-Brasil abre nova capacitação para exportação no Pará”

  1. Enilson Freitas

    Boa tarde!
    Sou representante comercial de uma cooperativa e gostaria de adquirir informações sobre o PEIEX.
    Sou estudante de Comércio Exterior e gostaria de de adquirir mais experiência na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *