Parque de Ciência e Tecnologia Guamá participará da XIV Feira da Indústria do Pará

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai integrar a programação da décima quarta edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que será realizada de 15 a 18 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Sob o tema indústria 4.0, a feira tem o objetivo de possibilitar ao público em geral o debate e o contato com conceitos da chamada 4ª Revolução Industrial, abordando temas como big data, internet das coisas (loT), inteligência artificial (Al), realidade aumentada e manufatura aditiva, aplicados aos processos de manufatura.

Cerca de 70 organizações empresariais e públicas irão se apresentar no pavilhão de visitação. Em seu estande, O PCT Guamá, vai expor, de maneira fixa, soluções e produtos de duas empresas ligadas a educação 4.0: Inteceleri Tecnologia para Educação e MDI – Mundo Digital Interativo; e duas empresas do setor alimentício que apresentam perfil inovador por usarem soluções diferentes no trato de produtos regionais: Farofofa e Jambu Sinimbu.

No campo da educação 4.0, a Inteceleri Tecnologia para Educação vai realizar demonstrações de ferramentas tecnológicas e contemporâneas capazes de facilitar o processo de ensino aprendizagem de matérias como matemática e geometria. Também vai proporcionar aos visitantes diferentes experiências em Realidade Virtual, a partir da utilização de óculos VR confeccionado com papel de miriti.

A MDI – Mundo Digital Interativo vai compartilhar ferramentas de formação profissional que utilizam tecnologias imersivas e com alto grau de realismo, soluções que podem ser aplicadas a simuladores desenvolvidos sob demanda pela indústria. Nesta edição da FIPA, vão levar a experiência do simulador 3D utilizado no treinamento de engenheiros e técnicos na área de Vibrações Mecânicas. O simulador dispõe de versões web HTML5, dispositivos Android mobile, realidade virtual e realidade aumentada.

A Farofofa vai promover degustação de diferentes sabores de farofa paraense, produzida a partir de processos próprios e inovadores e também demonstrar, via realidade virtual, a fábrica instalada no parque tecnológico. A Jambu Sinimbu apresentará conservas e cachaças de jambu e um estimulante sexual feito a partir da planta.

Concurso cultural – Ao final de cada dia de visitação, o PCT Guamá e as empresas expositoras realizarão um concurso cultural, via mídias sociais do PCT Guamá, que terá como prêmio um kit com produtos selecionados. Para participar, o visitante deverá curtir os perfis de Instagram do PCT Guamá (@pctguama), da Inteceleri (@inteceleri_oficial), da MDI (@mundodigitalinterativo), da Farofofa (@farofofa) e da Jambu Sinimbu (@jambusinimbu), curtir a foto oficial no perfil do PCT Guamá, chamar um amigo pra visitar e feira e postar uma foto, em sua história do Instagram, no estande do parque tecnológico.

Programação técnica – A feira proporciona, gratuitamente, uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria. Na sexta-feira, 17, o PCT Guamá vai promover, na sala multiuso 10, das 14h às 15h, a palestra “Ambientes de Inovação (e Colaboração) para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: o Caso do PCT Guamá”, com o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis, e o coordenador de atração de empreendimentos, Milksom Campelo.

Sobre a FIPA – Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae-PA), e parcerias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Governo do Estado, a FIPA é realizada há 28 anos e comporta uma feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará.

Sobre o PCT Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá foi criado a partir da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra) , que cederam ao Governo do Pará a sua área de instalação, e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica (Sectet), hoje a principal mantenedora do empreendimento.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá desde 2009.

Seu principal objetivo é o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 13 startups e 38 empresas, instituições de pesquisa e grupos residentes.
Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço: XIV Feira da Indústria do Pará, de 15 a 18 de maio, no Hangar. No dia da abertura (15), a entrada é gratuita e o evento vai de 17h às 22h. A partir de quinta-feira (16), a FIPA recebe o público de 14h às 22h com os ingressos custando R$10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para estudantes).

Texto: Ascom PCT Guamá com informações da Fiepa
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *