PCT Guamá e Seicom sinalizam parceria para atração de empreendimentos

adminNotícias0 Comments


PCT Guamá e Seicom sinalizam parceria para atração de empreendimentos


Em visita técnica ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), na manhã desta terça-feira (13/3), o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, Davi Leal, acompanhado pela equipe técnica das áreas de indústria e atração de investimentos, apresentou proposta de parceria ao diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, visando o apoio na atração de empreendimentos de base tecnológica ao parque paraense.

A parceria envolve iniciativas no estabelecimento de um plano específico de atração de empresas para o PCT Guamá; a adesão do parque paraense ao grupo executivo de atração de investimentos; e a divulgação do PCT Guamá através do site e do guia de oportunidades da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). “Estamos abertos a esta parceria e também incluímos o interesse em aproximar o PCT Guamá da Comissão de Incentivos Fiscais da Seicom, para apoiar empreendimentos que queiram se instalar no PCT Guamá com orientações sobre os procedimentos para pleitear incentivos. Também colocamos o PCT Guamá à disposição para oferecer as oportunidades deste parque tecnológico aos investidores e empresários que procuram a Seicom”, relatou Antônio Abelém.

Oportunidades – O diretor-presidente do PCT Guamá apresentou ao secretário e para equipe técnica da Seicom as áreas de trabalho (biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral) e os serviços do parque paraense e adiantou que o edital de lotes do PCT Guamá para empreendimentos de base tecnológica seguirá aberto até o dia 25 de abril.

No encontro, Rodrigo Garcia (diretor de Desenvolvimento de Indústria) e Lucélia Gester (gerente de Pós Investimento), da Seicom, também apresentaram as novas estratégias da secretaria para captar empreendimentos, que visam a integração com outras secretarias e fundações vinculadas ao estado na busca por negócios que priorizem a verticalização da cadeia produtiva.

O secretário Davi Leal reafirmou a importância do papel do PCT Guamá, que somará às iniciativas da Seicom nas estratégias de atração de empreendimentos que buscam o desenvolvimento sustentável do estado. “A Seicom está satisfeita com a possibilidade desta parceria e coloca sua equipe à disposição para dar apoio ao processo de atração de empreendimentos ao parque paraense”, declarou.

Gestão – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta ainda com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *