Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade será inaugurado no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

O Estado do Pará terá em breve o primeiro Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade da Região Norte. O empreendimento, que será inaugurado no próximo dia 21 de fevereiro, quarta-feira, faz parte do Projeto Biodiversidade que é coordenado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará – UFPA, financiado com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, e integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), sediado em Belém.

A implantação do centro vai fortalecer a infraestrutura de pesquisa relacionada ao estudo da biodiversidade ampliando o espaço físico à disposição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), reunindo grupos de pesquisa da UFPA, permitindo o desenvolvimento de um volume muito maior de estudos e melhores condições de biossegurança. Além de entregar para a região amazônica um ambiente equipado e adequado à utilização não predatória do seu imenso capital natural, conferindo valor econômico à floresta em pé.

Segundo o coordenador do centro, o professor Júlio Cesar Pieczarka, “Com o objetivo de desenvolver pesquisas para conhecer e preservar a biodiversidade amazônica com base no uso sustentável dos recursos naturais, o CEABIO servirá como referencial aos demais grupos localizados pelo resto da Amazônia e representa um grande avanço para a produção científica na UFPA. O desenvolvimento de novas tecnologias abre perspectivas na área de biotecnologia e possibilidades de treinamento de pessoal em novos nichos do mercado, sendo o marco físico dos estudos de biodiversidade aqui propostos”.

O empreendimento foi construído em uma área de 2 mil m², no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). A UFPA investiu cerca de R$ 856.000,00 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu o repasse de R$ 3.333.270,00 do Fundo Amazônia, programa voltado à captação de recursos de doações voluntárias para o apoio não reembolsável a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e para a promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.

A oportunidade de estar dentro de um Parque de Ciência e Tecnologia não se dá apenas pela aproximação das entidades UFPA E PCT Guamá, mas pela possiblidade de interação com empresas de base tecnológicas e a prestação de serviços especializados para a sociedade. O projeto também deseja viabilizar meios de garantir capacitação e formação de empreendedores biotecnólogos a fim de reforçar a geração de inovação no ambiente da Universidade e transferi-los para o mercado, ”Espera-se que o conhecimento das demandas do mercado e a busca de abordagens que permitam atender estas demandas sejam alcançados graças a integração e parceria com o PCT Guamá”, destaca Julio Cezar Pieczarka, coordenador do CEABIO.

Pesquisa – O CEABIO desenvolve suas pesquisas nas linhas: sistemática de vertebrados, Ecologia de florestas tropicais e bioprospecção de espécies vegetais com potencial para fármacos; propagação de espécies lenhosas nativas da Amazônia; etnofarmácia; fitoquímica de derivados de espécies vegetais de uso medicinal; citogenética da biodiversidade amazônica; genética molecular da biodiversidade; cultura celular; mutagênese ambiental e testes com extratos vegetais com potencial para fármacos; estudo reprodutivo de biomarcadores; epidemiologia genética aplicada e metodologias de alerta para contaminação ecotoxicológica; mutagênese Ambiental utilizando metodologias de avaliação molecular; mutagênese ambiental utilizando teste cometa e micronúcleos; biologia aquática (plâncton); educação ambiental e Interação Patógeno-Hospedeiro

Laboratórios – À frente dos laboratórios estão 9 professores pesquisadores com formação em áreas de ponta do estudo da biodiversidade. As técnicas em uso são as mais modernas, tendo sido treinados em grandes universidades europeias e americanas. Os laboratórios são voltados para a análise celular e molecular da biodiversidade amazônica. Entre os laboratórios podemos citar os de análise molecular, cultura celular, análise cromossômica, estudos ambientais e ecotoxicidade.

Serviços para a sociedade – Além das pesquisas o CEABIO irá entregar serviços mercadológicos nas áreas da saúde, fitoterápicos, cosméticos e dermocosméticos e a realização de serviços tecnológicos para empresas que precisem alargar suas pesquisas e colocar produtos de alto valor agregado, no mercado nacional e internacional.

Convite –  A inauguração do CEABIO acontece em um ato solene público, ás 9:00 horas do próximo dia 21, quarta-feira, no lote 11 do PCT Guamá, e tanto a UFPA quanto o PCT Guamá, convidam toda a comunidade acadêmica e sociedade para esse importante ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *