Empresa incubada no PIEBT-UFPA leva prêmio FINEP Nacional 2012

adminNotícias0 Comments

 

A empresa paraense Amazon Dreams  foi a grande vencedora na categoria Micro e Pequena Empresa do Prêmio FINEP Nacional  2012. A empresa  faz parte do rol dos empreendimentos  incubados na Coordenadoria de Incubação de Empresas e Parques Tecnológicos – PIEBT, da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – UNIVERSITEC. A etapa nacional do Prêmio FINEP de Inovação 2012 ocorreu na última quarta-feira (19/12), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Os ganhadores receberam, além dos troféus, valores em dinheiro. A empresa paraense também foi a vencedora da 15ª edição regional do PRÊMIO FINEP de Inovação 2012, na categoria Micro e Pequena Empresa, ocorrido em outubro. A empresa Amazon Dreams tornou-se referência global em compostos bioativos da Amazônia ricos em antioxidantes com padronização, qualidade superior e sustentabilidade socioambiental .

De acordo com a coordenadora da Incubadora PIEBT da Universitec , Iara Neves: “ O prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Amazon Dreams e nós da Incubadora ficamos felizes em vermos o sucesso de uma empresa que nasceu a partir de pesquisas na universidade”, comemora. 

O pesquisador Hervé Rogez, que integra a equipe da Amazon Dreams e coordena o Centro de Valorização Agroalimentar de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), este último em fase de implantação no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), também compartilhou a conquista com a equipe do PCT Guamá na última quinta-feira. “Foi gratificante receber esta premiação das mãos da presidenta Dilma, que parabenizou o trabalho da empresa, que é focado na área de biotecnologia”, mencionou.

História – A empresa foi criada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2002 e trabalha com tecnologia de química fina de produtos naturais, capaz de purificar, fragmentar e padronizar lotes de compostos ricos em antioxidantes extraídos de frutas e folhas da floresta amazônica. O diferencial é o processo de purificação de antioxidantes com  até 90% no nível de pureza, o que não foi atingido por nenhuma outra empresa do ramo. Todos os produtos comercializados pela empresa são protegidos por patentes em                             co-titularidade com a UFPA.


Fonte: Hellen Lobato – Ascom Universitec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *