Sectet inicia o projeto “Sextas com Ciência”

adminNotícias0 Comments

Na última sexta-feira (19) a  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), iniciou um novo projeto para debater assuntos importantes que visem o desenvolvimento do Pará a partir do espírito inovador, da prática científica e do uso da tecnologia a favor da redução das desigualdades sociais. O projeto intitulado “Sexta com Ciência”, que será desenvolvido mensalmente na Sectet durante algumas sextas-feiras, trouxe na 1ª edição o debate sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) enquanto instrumento de desenvolvimento regional.

“O projeto surge para nivelar o conhecimento sobe os trabalhos realizados em ciência, tecnologia e inovação pela Sectet e pelos seus parceiros institucionais. O PCT Guamá é um deles e sintetiza muito bem a revolução pela produção, pela gestão e pelo conhecimento, algo que o Pará precisa para alavancar suas cadeias produtivas”, afirmou a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, durante a abertura do evento.

O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia, o qual recebeu recursos do Governo do Estado, por meio da Sectet, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para sua construção e consolidação. Gerido, atualmente, pela Fundação Guamá, o Parque se caracteriza por ser um ambiente de estímulo ao empreendedorismo inovador, transformando conhecimento em negócios e serviços inovadores para a resolução de problemas da sociedade.

Na 1ª “Sexta com Ciência”, o diretor-presidente da Fundação Guamá, Antônio Abelém, apresentou a história, as instalações, os serviços e as ações desenvolvidas pelo Parque nos últimos anos. “Nenhum outro parque tecnológico do Brasil possui os tipos de laboratórios que nós possuímos, os quais se concentram nas áreas de biotecnologia, energia e tecnologia da informação e comunicação. Além disso, o PCT Guamá oferece mentorias com profissionais capacitados em gerar soluções e operacionalizar demandas junto às empresas”, explicou Antônio Abelém.

“Esse debate é muito importante para que possamos conhecer o trabalho de outros setores e instituições, e, assim, unir esforços para deslanchar o espírito do empreendedorismo inovador no nosso estado, tendo o PCT Guamá como um dos principais parceiros nessa missão”, opinou a gerente de ciência e tecnologia da Sectet, Amarílis Dias.

Paralelo ao projeto “Sexta com Ciência”, a Sectet iniciou, também, o “Cesta Consciente”, uma ação social para arrecadar alimentos não perecíveis e outros materiais para doação a uma instituição de caridade, que será escolhida futuramente. A próxima “Sexta com Ciência” ainda será agendada, mas já possui tema definido: o debate versará sobre a execução do Programa BioPará, que busca melhorar a gestão sustentável da biodiversidade no Pará.

Texto: Igor de Souza – Ascom Sectet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *