BioTec-Amazônia realiza reunião do Conselho de Administração

adminNotícias0 Comments

Na reunião, foi assinado protocolo de intenções com a Faepa e os conselheiros aprovaram a prestação de contas das atividades da OS.

“As organizações sociais são parceiras do Estado dentro de um contrato de fomento e isso não é muito fácil de gerenciar. É uma forma de parceria. É uma maneira que o Estado moderno tem de chamar entes privados para junto com os entes estaduais, federais e da União e, de uma maneira geral, constituir parcerias desse tipo”. Foi o que destacou o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, com sede em Brasília (DF), Márcio de Miranda Santos, que, na condição de relator no Conselho de Administração da Organização Social BioTec-Amazônia, analisou do Relatório de Execução do Contrato de Gestão da BioTec-Amazônia, no dia 25 de fevereiro de 2019, no Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, em Belém (PA).

O diretor-presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço, realizou reunião do Conselho de Administração para julgamento e apreciação do Relatório Anual – Ano 2018 no qual destaca ações, metas e atividades organizadas em cinco eixos para alcance de objetivos a médio e longo prazo. Além do Relatório, a reunião também designou a diretoria técnico-científica da Organização Social BioTec-Amazônia; analisou a proposta de regimento interno da BioTec-Amazônia; a prestação de contas do exercício de 2018; a proposta de orçamento anual e a criação da Rede de Laboratórios – Rede BioTec-Amazônia.

O parecer sobre o Relatório de Execução, destacado por Márcio Santos – CGEE, acentua que o trabalho já realizado no primeiro ano de gestão foi de fundamental importância para o caminho que a BioTec-Amazônia desenha para os próximos anos. “O relatório mostra a importância de uma instituição como a BioTec-Amazônia, na proporção da inovação, e ela atuando entre todos os atores do sistema, particularmente dos sistemas estratégicos, empresas, universidades, instituições de ciência e tecnologia, os atores de governo que é uma tarefa que os sistemas de inovação moderno aprenderam a valorizar”.

A reunião recebeu, também, o representante do Conselho de Apoiadores da BioTec-Amazônia, José Olímpio Bastos, e os membros do Conselho de Administração. Participaram, representando a Universidade Pública, Sidney Emanuel Batista dos Santos, da Universidade Federal do Pará – UFPA; da Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, Adriano Reis Lucheta e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA, Eliana França dos Santos Zacca.

Para Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, com sede em Brasília (DF), e membro de Notória Capacidade Profissional no Conselho de Administração, há de se parabenizar o grupo pela organização do matéria e incluído no Relatório. O presidente da Embrapii destacou a capacidade da Organização Social BioTec-Amazônia de se desenvolver de forma sólida no período de um ano além de ter registrado que os resultados apontados no Relatório de Execução do Contrato de Gestão com o Estado do Pará ficaram bem amarrados ao que propõe os eixos da BioTec-Amazônia.

Também estiveram presentes o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica – Sectet, Carlos Maneschy; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – Sedeme, Carlos Ledo; e o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Pautas – Entre as pautas aprovadas, por unanimidade pelos membros do conselho de administração, destaca-se a aprovação de Maria Paula Cruz Schneider, docente do Departamento de Genética da UFPA, para presidência do Conselho de Administração. Maria Paula é, também, uma das instituidoras da BioTec-Amazônia. A aprovação da criação, eleição e posse do vice-presidente do Conselho de Administração, para o qual foi indicado Sidney Emanuel Batista dos Santos, docente do Departamento de Patologia da UFPA; e designação do Diretor Técnico-Científico da BioTec-Amazônia, para o qual foi indicado Artur Luiz da Costa da Silva, docente do Departamento de Genética da UFPA.

Acordo – Na ocasião, também ocorreu a assinatura de protocolo de intenções da Organização Social BioTec-Amazônia com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA. O protocolo de intenções tem por objeto estabelecer parceria para a viabilização de cooperação técnico-científica, visando o desenvolvimento de atividades de interesse em comum das instituições partícipes e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foto nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. O documento foi assinado por Carlos Fernandes Xavier, Presidente da Federação da Agricultura Pecuária do Pará – FAEPA e José Seixas Lourenço, Diretor Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia.

Os acordos de cooperação e protocolos de intenção, firmados pela BioTec-Amazônia fazem parte dos eixos estratégicos da OS de estabelecer, entre outros, a governança inovadora e articulação estratégica do programa na área da biodiversidade do Estado do Pará, com fomento do Governo do Estado. A BioTec-Amazônia articula com diferentes segmentos, como lideranças empresariais, acadêmicas e de governo. É o compromisso de contribuir com a prospecção e atração de novos negócios para o Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, promovendo e incentivando a participação em eventos, fóruns e vitrines de invenções de potenciais investidores.

(Imagens e Texto: Assessoria de Comunicação Organização Social BioTec-Amazônia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *