Os tipos de mentor

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Um mentor de negócios exerce um papel importante em uma empresa. Porém, você sabe quais os diferentes tipos de mentores que existem? Essas questões são importantes pois é preciso confiar em alguém que se diz um mentor.

Em primeiro lugar, você precisa saber que um mentor é uma pessoa que possui um bom nível de experiência em algo que você está querendo fazer. Por esse motivo, é inviável fazer mentorias com alguém sem vivência sobre o assunto que você deseja trabalhar.

Sendo assim, já podemos deixar claro que, diferente de outras metodologias, como o coaching e a PNL, em que o profissional só precisa ser especialista no método de atendimento, a mentoria obriga o mentor a ser profissional em algo além do método em si.

Também é importante lembrar que um método não invalida o outro. Muitos deles são complementares e muitos mentores também possuem formações voltadas para a área de comportamento.

Quem pode ser um mentor?
Um mentor pode ser qualquer pessoa que tenha uma vasta experiência prévia em executar algo, seguindo a tríade: conhecimento, ação e contatos. Esses são os pré requisitos para trabalhar com mentoria.

Histórico profissional
O seu mentor pode ter tido várias etapas profissionais:

Empreendedor serial
O empreendedor serial é aquele que já teve diversas empresas. Ele conhece vários nichos, ou é muito bom em um nicho específico. Conte com a experiência dele sobre modelagem de negócio, escala, parcerias, gestão, etc.

Geralmente são mentores muito experientes, agregam muito valor para empresas em processo de escala.

Empreendedor
O empreendedor tende a ter apenas uma empresa, independentemente do estado em que ela esteja. Ele é capaz de ajudar qualquer empreendedor que esteja em um estágio abaixo dele.

Executivo/Especialista
Este mentor foi executivo em uma grande empresa e possui amplo networking, ou é um grande especialista em alguma área. Ele será muito bom atuando no seu nicho e na sua área e especialidade.

Acadêmico
Este mentor é, em essência, um pesquisador. Por esse motivo, ele se torna uma peça importantíssima em trabalhos que envolvem patentes, certificações, entre outros.

Metodologia em mentoring
Além disso, é muito importante, também, ter uma capacitação em metodologia de mentoria.

Vejo muitos profissionais com grande experiência no mercado que acabam por tomar posturas nocivas com seus clientes, como dizer que o negócio é ruim, ou que o cliente está fazendo “besteira”.

Todo mentor deve ter uma metodologia de seleção dos negócios que acompanha. Se o negócio é ruim, por que ele decidiu acompanhá-lo?

Pode ser que o seu cliente não tenha encontrado um modelo de negócios viável, mas é melhor deixá-lo perceber e aprender isso com as perguntas de mentor, do que simplesmente não dar valor ao projeto.

Isso não significa não ser firme com seu cliente o tempo todo, ou evitar os assuntos delicados. É muitas vezes o contrário: ser firme, levantar as indagações que deixarão o seu cliente relativamente sem chão, mas que mostrarão os pontos frágeis e obstáculos da trajetória para que, a partir daí, o seu pequeno pupilo possa tomar uma decisão mais assertiva.

Tudo isso, sem causar o juízo de valor que algo é “ruim”, ou que o seu cliente está fazendo “merda”. Isso pode ser apenas uma interpretação sua, que não vai fazer o seu cliente se comprometer os ações oferecidas e não vai gerar uma relação de confiança.

Pagar por mentoria é válido?
Não há nada de errado em receber dinheiro por uma mentoria. É algo necessário para a valorização da profissão. Apesar disso, vemos muitos erros em considerar esse o único fator para companhar uma empresa.

A mentoria é um repasse de conhecimentos e experiências, um processo de introdução cultural para a gerência e para a compreensão do comportamento no ecossistema empreendedor. Ela é uma técnica poderosa, especializada, mas é, antes de tudo, uma experiência de relações humanas. Portanto, as relações devem ser resguardadas e protegidas.

Os tipos de mentor
Existem muitos tipos de mentor, mas vamos reduzir e discutir sobre dois: os generalistas e os especialistas.
● Generalista: profissional com experiência em empreendimentos de vários segmentos e portes;
● Especialista: profissional profundo conhecedor de uma ou duas áreas de conhecimento, ou um ou dois segmentos de negócios.

Dependendo do tipo de necessidade, um tipo de mentor pode adequar mais ao seu contexto.

Você quer ser aprovado em um edital, ou melhorar sua logística? Mentores nessas áreas são ideais. Você deseja uma visão ampla do seu modelo de negócio para a criação ou expansão do seu negócio? O generalista é o mais indicado.

O que não é mentoria?
● Dar opinião no negócio. Quem tem que dar pitaco no negócio é o cliente, afinal, o negócio é dele;
● Fazer diagnóstico de empresa, ou ficar dando sugestões de melhores nichos. Isso é consultoria. Mentor questiona e traz exemplos;
● Coaching. São processos complementares, mas não são iguais;
● Advisors e conselheiros também não são mentores. São complementares e igualmente importantes e estratégicos para o negócio.

Quer saber mais sobre mentoria? Entre no site da Associação Brasileira de Mentores de Negócio.

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Articulista convidada: Bruna Barbosa

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