Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebe visita da Unama

adminNotícias0 Comments

Na manhã desta segunda-feira, 11, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebeu a visita da Universidade da Amazônia (Unama). Estiveram presentes a reitora da instituição, Maria Betânia Fidalgo, a pró-reitora de pesquisa, Ana Maria Vasconcelos, além de professores de cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição. Na ocasião, foram apresentados os diferentes perfis de empreendimentos e oportunidades oferecidas no parque científico e tecnológico.

A visita foi um desdobramento da primeira reunião de aproximação com a universidade, realizada em janeiro deste ano entre a diretoria executiva da Fundação Guamá e a reitora. A intenção é firmar parcerias que fortaleçam as instituições, em suas diferentes áreas de atuação.

Para o diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Rodrigo Quites Reis, a aproximação com a universidade é estratégica e possibilita a ampliação do escopo de atuação do parque tecnológico. “A Unama tem um papel muito importante no estado do Pará por ter uma tradição na formação de recursos humanos de qualidade. Nos interessa em particular a experiência da universidade na formação de pessoal em economia criativa, onde eu acredito que a Unama tem um grande diferencial no mercado. Essa é uma das áreas que nós queremos implementar e incrementar aqui no Parque de Ciência e Tecnologia”, afirmou o diretor presidente.

A reitora da Unama, Betânia Fidalgo, destacou que a aproximação possibilita uma gama diversificada de aplicabilidade do que é desenvolvido na universidade. “O mais importante é que se abre uma interface que poderá ser utilizada por nossos professores e alunos para que possam usufruir de toda a tecnologia e a disponibilidade de interação com o parque para que a gente possa melhorar as nossas pesquisas e esse conhecimento possa ser universalizado”, afirmou.

Segundo a pró-reitora de pesquisa da Unama, Ana Maria Vasconcelos, uma das possibilidades de interação mapeadas foi a aproximação com a Escola de Negócios universidade, projeto que proporciona aos alunos a relação com o mercado de trabalho por intermédio de empresas. “Nós temos alguns cursos de mestrado e doutorado relacionados com a sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Então nós queremos aproximar nossa Escola de Negócios, que é uma ponte entre todos os nossos programas, e o Parque de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ampliar todo esse nosso conhecimento e transformar isso em empreendimentos inovadores que tragam retorno social e econômico pra sociedade”, relatou a pró-reitora.

Sobre o PCT Guamá – Resultante da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Governo do Pará, o PCT Guamá foi o primeiro e permanece como único parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Ele tem como principal objetivo o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 14 centros e laboratórios tecnológicos, 22 empresas, 23 startups, instituições de pesquisa e grupos residentes, todos ligados às áreas estratégicas de atuação, que são Biotecnologia; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energia; Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009 a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Por Juliane Frazão
Foto: Rayanne Bulhões – Ascom Unama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *