Apex-Brasil promove Primeira Ação de Exportação em Belém

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Negociação internacional, promoção de exportações, análise dos atributos de competitividade no comércio exteriorEsses foram os principais temas da  rodada de negócios  “1ª Ação de Exportação”  realizada nesta terça-feira, 5, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Guamá, em Belém. A ação teve como objetivo possibilitar às empresas selecionadas uma primeira oportunidade de participar de rodadas de negócios e aplicar o que foi trabalhado durante o atendimento pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A rodada reuniu cerca de 40 empresários dos setores de bebida, alimentos, moda, casa e construção, com 6 comerciais exportadoras – empresas especializadas em comércio exterior.

Cada empresa tinha vinte minutos para apresentar os seus negócios e produtos às comerciais exportadoras, que avaliavam o potencial de exportação, levando em conta questões como preço, embalagem, materiais de comunicação, dentre outros. Para as comerciais exportadoras, a vinda a Belém foi positiva. “A qualidade das empresas está muito boa e o trabalho do PEIEX também está bem desenvolvido. O nível de perguntas não está básico e o tipo de produto, dentro da região, tem brasilidade característica, ou seja, potencial para exportar. Até agora já identifiquei pelo menos três empresas que eu tenho certeza que a minha equipe vai querer trabalhar”, avaliou Israel Araujo, representante da comercial exportadora AKHI.

“Do rol de empresas que eu tive contato, uma boa parte está com uma concepção de negócio muito interessante. É uma grata surpresa o que tenho encontrado aqui porque eu desconhecia esse território chamado Pará, muito rico, muito único, e é justamente essa peculiaridade e essa singularidade que viabiliza levar um produto ou serviço diferenciado para o mundo”, afirmou Ruy de Castro Magalhães Neto,  da comercial exportadora  Arcomex Negócios Internacionais.

Para as empresas locais selecionadas para participar da rodada, o networking qualificado e a expectativa de fechar novos negócios foram os principais diferenciais da ação. “Hoje exportamos em pequena escala e a rodada nos deu perspectivas de novos mercados.  Vale a pena destacar também a atuação do PEIEX, que nos ajudou muito na formação de preço para exportação, conhecimento que ainda não tínhamos”, afirmou Renato Teixeira, diretor industrial e comercial da Massaleve, empresa situada em Benevides.

“Já exportamos há um tempo e temos clientes estabelecidos em alguns países, mas a ideia de participar desse encontro é ampliar o nosso mercado de atuação e divulgar novos produtos que serão lançados em breve. Até agora tivemos algumas indicações interessantes de mercados que ainda não atuamos, com um feedback positivo das comerciais exportadoras que conversamos”, declarou o empresário Rodrigo Jucá, representante da Camta.

A Primeira Ação de Exportação é a última etapa do PEIEX, da qual podem participar as empresas atendidas e qualificadas pelo programa. Em Belém, o programa é operacionalizado pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Atualmente conta com 137 empresas aderidas, com a possibilidade de atender novas empresas com perfil exportador.

Sobre o PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é um projeto da Apex-Brasil que prepara as empresas para o comércio internacional por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitaçãoem exportação, e implantação de soluções gerenciais. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil e para atuar no comércio internacional. Desde sua criação, em 2009, já foram atendidas cerca de 16 mil empresas no Brasil.

Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa, e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

A Apex-Brasil tem, hoje, núcleos do PEIEX localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O projeto Primeira Ação de Exportação vai acontecer em todos os Núcleos Operacionais do PEIEX.

Sobre a APEX-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Para mais informações sobre o PEIEX Belém: (91) 3321-8907 / 8900

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *