PCT Guamá recebe visita institucional do TCE Pará

adminNotícias0 Comments

Na manhã desta sexta-feira (1), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita do conselho do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE). Articulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a visita integra uma agenda que tem o objetivo de aproximar o parque tecnológico da sociedade e de setores que a representam. A visita contou com a presença da presidente do Conselho, Lourdes Lima, do vice-presidente, André Teixeira Dias, do titular e da adjunta da Sectet, Alex Fiúza de Mello e Maria Amélia Enriquez, do diretor presidente da Fundação Guamá, Antônio Abelém, além de outros conselheiros e técnicos ligados ao TCE Pará e à Sectet.

O conselho foi recebido no auditório do prédio Espaço Inovação por Alex Fiúza de Mello e Antônio Abelém. Contexto do papel de parques tecnológicos, modelo de gestão, infraestrutura e serviços foram os temas abordados. Após a apresentação inicial, a comitiva seguiu para o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse/UFPA), onde conheceram iniciativas e pesquisas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como o Celcom, projeto de tecnologia inclusiva que tem o objetivo de integrar populações isolados por meio da implantação de rede de telefonia celular de baixo custo. A iniciativa recebeu o prêmio Vale-Capes de Sustentabilidade em 2016.

No Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), foram apresentadas as principais pesquisas desenvolvidas para melhorar a qualidade da produção estadual de açaí e cacau. A visita finalizou na MDI – Mundo Digital Interativo, empresa residente voltada para o desenvolvimento de softwares educacionais interativos, que atua na indústria da Tecnologia Educacional.

Para o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, a articulação representa um papel importante para a consolidação do espaço.  “A nossa ideia é que os conselheiros possam conhecer in loco o investimento importante que o Estado vem fazendo ao longo dos últimos anos na construção do que é o único Parque de Ciência e Tecnologia da Amazônia. Isso ajuda a criar valor e a fazer com que os nossos dirigentes absorvam bem a ideia e passem a ser colaboradores, seja do ponto de vista do apoio legislativo, do ponto de vista da disseminação do exemplo do Parque em outros contextos e arenas das quais eles participem. Desta forma vamos criando dentro da sociedade, progressivamente, um conhecimento da finalidade do Parque, das suas ações, criando um sentido de pertencimento a todos. Depois do Tribunal de Contas a gente espera que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) também se faça representar aqui e assim vamos seguimos”, ressaltou o secretário.

O conselho do TCE Pará avaliou positivamente a visita. “Este empreendimento valoriza a sociedade, a importância da universidade, a intervenção do Estado para estimular a economia. O que vimos aqui, sem dúvida nenhuma, superou as nossas expectativas”, relatou o conselheiro vice-presidente André Teixeira Dias.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá
Fotos: Fábio Carvalho – Ascom TCE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *