PCT Guamá participa da V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

adminNotícias0 Comments

 

Professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio vinculados às redes pública e particular já podem se programar para a V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na Almirante Barroso, ao lado do Bosque Rodrigues Alves. 

 

Organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o evento reunirá as principais instituições de pesquisa, educação e cultura do estado num espaço destinado à exposição de trabalhos e experimentos que permitirão ao público apreender os assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação de forma mais lúdica e interativa. 

 

 Além disso, oficinas, minicursos e palestras serão ofertados a estudantes e a um público mais especializado, como universitários e profissionais de diversas áreas, com a possibilidade de inscrições pelo website do evento a partir da próxima semana.  “Este ano, a Feira incorpora o componente da inovação, que complementou a ciência e a tecnologia no próprio nome da secretaria. Por isso, serão incorporadas à programação palestras e minicursos relacionados ao tema assim como em relação às Tecnologias Sociais, que é outro ponto crucial à agenda política nessa área”, explica Geraldo Narciso, diretor de Ciência e Tecnologia da Secti.   

 

Programação – Experimentos de física e astronomia, coleções de plantas e animais e uma exposição de fotografia em três dimensões estão entre as atrações da Feira Estadual de CT&I deste ano. Palestras sobre tecnologia, como desenvolvimento de jogos virtuais e técnicas de invasão de hackers sobre sistemas, também fazem parte da programação, que será disponibilizada na íntegra na página da feira na internet. 

 

Participam da rede de parceiros que realiza o evento instituições como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); as Universidades Federal do Pará (UFPA), Rural da Amazônia (UFRA) e da Amazônia (Unama); os Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam) e Evandro Chagas (IEC); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental); as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Comunicação (Secom); a  Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa); a Fundação Amazônia Paraense; o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp); o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá); o Centro Universitário do Pará (Cesupa); o Museu Interativo Parque de Ciência; a Faculdade Ipiranga; e as Fundações Carlos Gomes, Curro Velho e de Telecomunicação do Pará (Funtelpa). 

 

Nacional – A V Feira Estadual de CT&I é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2012 será realizada entre os dias 15 e 21 de outubro. Promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a programação nacional congrega eventos em todos os estados brasileiros e está disponível no site http://semanact.mct.gov.br  

 

Serviço:  

A V Feira Estadual de CT&I será realizada de 17 a 19 de outubro, das 9 às 19h, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Almirante Barroso, ao lado do Bosque Rodrigues Alves. A entrada será livre. Mais informações no site: http://www.semanact.pa.gov.br.


Texto: Ascom-Secti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *