Membros do Confap conhecem instalações e projetos do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Na manhã desta sexta-feira (18) o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, recebeu a visita de membros do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), dentro da programação do Fórum Nacional Confap, realizado na capital paraense entre os dias 16 e 18 deste mês.

No parque tecnológico, a comitiva foi recepcionada por Alex Fiúza de Mello, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social que administra o PCT Guamá.

O grupo conheceu as instalações e os principais projetos desenvolvidos no Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados, no Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse), iniciativas ligadas à Universidade Federal do Pará (UFPA), instaladas no prédio Espaço Inovação.

Papel estratégico – Para a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, o parque tecnológico possui um papel dinâmico e estratégico para o fortalecimento da economia regional. “Quero cumprimentar o Governo do Estado do Pará por conseguir realizar e construir laboratórios com equipamentos de ponta para a pesquisa tecnológica e de inovação, estabelecendo aqui um ambiente em que as empresas podem apresentar sua demanda, além de se instalarem e conviverem com professores, estudantes e profissionais de diferentes universidades e instituições. É isso que efetivamente vai mudar a cultura dessa relação pesquisa científica e pesquisa tecnológica para, de fato, a indústria, e alcançar a inovação”, avaliou Maria Zaira Turchi.

De acordo com Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a visita do conselho a Belém enriquece o debate sobre a melhor distribuição dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. “Apresentar uma experiência concreta como o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá ajuda a mostrar para o restante do Brasil que aqui se faz pesquisa com qualidade, e que temos uma massa científica já capacitada. Portanto, isso nos ajuda a construir um caminho efetivo para atrair mais investimentos para a região, que apesar de ocupar 60% do território nacional e concentrar 8% do PIB (Produto Interno Bruto), continua recebendo menos de 1% dos investimentos nacionais em ciência, tecnologia e inovação”, informou.

O Confap agrega fundações de 25 Estados, mais o Distrito Federal, e participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência e tecnologia no Brasil, possuindo uma rede de parcerias importantes, firmadas com agências federais e organismos internacionais. Todos os anos o conselho realiza quatro fóruns de competência nacional, nos quais reúne os presidentes de todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, presidentes e representantes de agências nacionais de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Fundação de Estudos e Projetos (Finep).

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *