Empresa do Pará está na final nacional do Desafio Brasil

adminNotícias0 Comments

 

A empresa paraense Mundo Digital Interativo (MDI), que atua na área de tecnologia educacional, foi a vencedora da etapa regional do Desafio Brasil, maior competição entre projetos de inovação tecnológica de empreendedores e empresas iniciantes do Brasil, realizada no dia 24 de setmbro em Manaus (AM). O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) apoiou a empresa na fase de Mentoring Sessions. Em sua sétima edição, o Desafio Brasil contou com a participação de mais de 1,3 mil startups nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

 

Com foco em desenvolvimento de softwares educacionais interativos, a MDI disponibiliza experiências para a realização de aulas práticas em laboratórios didáticos digitais interativos. Os produtos da empresa MDI são laboratórios que simulam variados tipos de experimentos e equipamentos. “O país passa por alguns desafios que precisam ser resolvidos para que o crescimento econômico e social ocorra da maneira mais eficiente e igualitária possível. Dentre eles, sem dúvida, está a Educação, principalmente com as disciplinas da área de Ciências Exatas. Ao dominar bem Matemática, Física e Química, os nossos estudantes terão condições de se preparar, da melhor maneira possível, para as suas atividades profissionais. Atuar neste problema é o nosso propósito. Assim sendo, mostrar às pessoas e convencê-las de que nós podemos fazer isso, usando Tecnologia desenvolvida na Amazônia, foi o nosso maior desafio na etapa regional do prêmio”, declara Manoel Sena, que dirige a MDI ao lado de Mauro Lima.

 

 A OnHands!, empresa do Pará especializada no desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais móveis iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) e Android, também garantiu representatividade regional na competição, ficando em terceiro lugar. O segundo lugar ficou com a empresa  Ingresse, de Manaus (AM). A etapa em Manaus foi caracterizada por intensa competição. As empresas participantes, que já haviam passado por uma grande seleção prévia, tinham um nível muito alto. Durante um dia inteiro, elas tiveram seus planos de negócios avaliados e apresentaram publicamente seus produtos. “O júri foi formado por profissionais atuantes nas áreas de tecnologia e inovação, além de profissionais da Fundação Getúlio Vargas. Este ambiente de competição foi muito positivo para estreitar relações com outras pessoas que trabalham em empresas da região. Em especial, o contato com as empresas paraenses OnHands! e Zing (que também estavam na disputa regional) abre um grande potencial para colaboração em projetos. Podemos nos ajudar e crescer juntos nesta direção”, comenta Manoel Sena.

 

Para o empresário Manoel Sena, a mentoria prestada pelo PCT Guamá contribuiu positivamente  para garantir a conquista na etapa regional da competição. “A mentoria e a experiência do professor Erasmo Maia (consultor a serviço do PCT Guamá) foi muito importante para o processo de organização dos documentos e da apresentação. Além disso, o Parque atuou de maneira determinante em motivar muitos paraenses a participar do evento. Atuar como instrumento incentivador da inovação na Amazônia, que é uma das missões do Parque, é algo que já está sendo feito com eficiência. Só temos a agradecer todo o apoio recebido”, ressaltou.

 

É a primeira vez que uma startup do Pará entra na etapa final do programa, que é realizado pelo GVcepe – Centro de Estudos em Private Equity & Venture Capital da Fundação Getulio Vargas. “Ficaríamos muito felizes em dizer que, através desta competição, contribuímos, mesmo que de forma muito modesta, para mostrar que temos uma história que devemos entender e valorizar”, assinala o empresário.

 

As fases semifinal e final do Desafio Brasil serão realizadas nos dias 4 e 5 de outubro em São Paulo (SP). As atividades previstas envolvem contatos com empresários experientes na área de tecnologia e com possíveis investidores para os projetos. “Os contatos e trocas de opiniões com estas pessoas sem dúvida servirão para melhorar o nível de planejamento e atuação de todas as empresas selecionadas. Na realidade, ao participar de um evento como este, em qualquer uma das suas fases, todas as empresas ganham”, completa.

 

A premiação para os vencedores da etapa final nacional inclui assessoria jurídica, consultoria em plano de negócios e a chance de participar de projetos de aceleradoras e incubadoras, no Brasil e no exterior. Além disso, duas startups também serão selecionadas para representar o Brasil no Intel Global Challenge 2012 at UC Berkeley, competição mundial da empresa norte-americana de tecnologia. No total, estão sendo oferecidos R$ 700 mil em prêmios aos empreendedores. 

 

PapelO PCT Guamá tem como missão contribuir para um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, promovendo a pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas e oferecendo suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação Guamá por meio de um convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também tem o apoio da Eletrobras/Eletronorte, da Embrapa Amazônia Oriental, do Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).  

 

Texto: Solange Campos – ASCOM / PCT Guamá
Fontes: Agência Gestão CT&I de Notícias e MDIC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *