Eventos debatem jornalismo sobre ciência e meio ambiente

adminNotícias0 Comments

 

 

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Estadual Jornalismo Científico, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na manhã de 31 de agosto. O objetivo é discutir as estratégias e perspectivas da divulgação da ciência nos meios de comunicação de massa. O evento integra a programação do 8º Congresso Estadual dos Jornalistas promovido, de 30 de agosto a 2 de setembro, pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).


 Entre as atrações do Seminário está o jornalista Wilson da Costa Bueno, primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil, que abordará as tendências e os desafios do jornalismo sobre ciência no contexto nacional. A jornalista do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Jimena Felipe Beltrão, falará sobre as experiências e perspectivas do Jornalismo Científico na Amazônia e, em especial, no Pará. O Seminário será mediado pela jornalista e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosaly Brito, e ainda terá a participação de editores de jornais locais como debatedores.


Podem participar jornalistas, assessores, educadores, estudantes de graduação/pós-graduação e demais interessados. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar nome completo, formação, e-mail, instituição, telefone de contato para o endereço eletrônico: imprensa.secti.pa@gmail.com até 30/08. Haverá emissão de certificados para os inscritos.

  

Congresso – Com o tema “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica”, o Congresso dos Jornalistas contará com a participação de importantes nomes do jornalismo nacional e regional. Na abertura (30), o destaque é a entrega do I Prêmio Belém de Jornalismo.

  

Na sexta (31), haverá o Seminário de Jornalismo Científico (manhã) e, à tarde, os painéis sobre a relação entre jornalismo e meio ambiente. No sábado (01), serão ministradas as oficinas “Cobertura jornalística sobre o risco de desastre” e “Ferramentas digitais: a tecnologia sustentável ao seu alcance”. A programação segue com os painéis “Estratégias de enfrentamento da crise ambiental na Amazônia” e “Jornalismo Ambiental na Academia”. O dia termina com apresentação cultural e exposição de fotos. O último dia do evento será dedicado ao Estatuto do Sindicato e à leitura da Carta de Belém.


Serviço

Para conferir a programação completa e os valores das inscrições para o Congresso, clique aqui.

Informações: (91) 3246-5209 (Falar com Paulo ou Marília).

 

Texto: Ascom/Secti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *