Tecnologia desenvolvida no Pará ganha licitação internacional

adminEmpresas Residentes, Notícias0 Comments

A MDI – Mundo Digital Interativo, empresa instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, e a Editora Letra e Ponto, de São Paulo, formaram o consórcio Educatech e venceram licitação internacional do Banco Mundial para customizar e implantar uma plataforma de Educação à Distância (EAD) no município do Rio de Janeiro.

Em 2017 cerca de dois milhões de pessoas devem adotar a educação a distância como forma de aprendizado, de acordo com o instituto Hoper Educação. A praticidade e o baixo custo do ensino são os principais fatores para o crescimento de cursos a distância no Brasil.

Diante deste cenário, a troca da sala de aula por uma tela de computador tem sido usada, inclusive, na capacitação da rede pública de ensino no Brasil. Logo após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o município do Rio de Janeiro e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), fecharam uma parceria para implementar o Projeto de Promoção da Excelência na Gestão Pública – Projeto Rio de Excelência, que atua no fortalecimento de áreas distintas da administração municipal como gestão do investimento público; inovações na prestação de serviços públicos; governança social e monitoramento e avaliação de políticas públicas; e gestão ambiental.

Em 2016, o projeto abriu licitação para prestação e serviço de consultoria para customização e implantação da Plataforma de Educação à Distância (EAD) e adaptação e desenvolvimento de conteúdos didáticos-pedagógicos de cursos presenciais voltados para professores da rede pública do município. De abrangência internacional, cerca de 30 empresas participaram do edital. A primeira fase contou com 6 empresas aprovadas: uma dos Estados Unidos, uma de Portugal, uma de Belo Horizonte, duas do Rio de Janeiro e o consórcio Educatech, formado pela MDI e Editora Letra e Ponto.

O resultado, publicado em janeiro deste ano, trouxe a proposta do consórcio Educatech em primeiro lugar, com pontuação acima de 96, enquanto a segunda colocada ficou abaixo de 75. A assinatura efetiva do contrato veio no mês de maio deste ano.

Ao todo serão desenvolvidos cinco cursos: um voltado para diretores e diretores adjuntos de escolas; um para coordenadores pedagógicos de escolas; um para preparação de professores para o ensino de matemática; outro para o ensino de língua portuguesa e, por fim, um curso de preparação de professores para lidar com alunos do ensino especial. Casa curso vai contar com 3 simuladores e 2 jogos de computador, totalizando o desenvolvimento de 15 simuladores e 10 jogos. Além disso, o consórcio será responsável por treinar 80 professores tutores, que serão responsáveis pelos processos de EAD.

Rede de apoio – Ao longo de sua trajetória, a MDI recebeu investimentos estratégicos que possibilitaram o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, como o seu atual carro chefe, a plataforma YouinLab. Um dos incentivos destacados pela empresa foi o recebido por meio do programa Tecnova Pará, iniciativa do Governo do Estado do Pará em parceria com o Governo Federal, por intermédio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o apoio da então Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atual Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), do PCT Guamá e da UFPA. De acordo com Manoel Sena, proprietário da MDI “Esse projeto foi fundamental porque permitiu que a gente desenvolvesse os produtos que nos possibilitou sermos competitivos dentro deste edital. O período que passamos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da universidade (PIEBT/UFPA), entre os anos de 2012 a 2014, também possibilitou o amadurecimento do nosso negócio. Além disso, a chancela do parque tecnológico abre portas e fortalece a imagem da empresa no mercado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *