Pará recebe inauguração de escritório regional norte da Finep

adminNotícias0 Comments

Na próxima quarta-feira, 19/12, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realiza o “Encontro Finep para Inovação” e aproveita para inaugurar agência focada na região norte. O escritório, situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, visa intensificar a atuação junto a parceiros e potenciais clientes da região. Aberta ao público, a programação conta com palestra sobre os instrumentos da Finep e atendimento às empresas e instituições do ecossistema de inovação.

O evento contará com a participação de autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), da Finep, do Governo do Estado do Pará, além de representantes de instituições locais. A inauguração do escritório faz parte da estratégia de regionalização da financiadora, que conta com unidades em Brasília, Fortaleza, São Paulo e Florianópolis, além da sede situada no Rio de Janeiro.

“Vamos atuar bem próximo aos nossos clientes, promovendo a Finep e seus produtos. Queremos ser um agente de integração e um mecanismo de inovação. Instalados aqui poderemos entender melhor a realidade, a infraestrutura e o ecossistema, auxiliando de maneira mais assertiva os empreendimentos locais” destaca o gerente do escritório regional norte, Rodrigo de Lima.

A instalação do espaço no PCT Guamá fortalece a política de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado do Pará, que conta com iniciativas como a Lei Estadual de Inovação; os incentivos fiscais destinados ao investimento em pesquisa e inovação; o Decreto de Subvenção Econômica; o financiamento de programas de pós-graduação; as bolsas de qualificação (iniciação científica, mestrado e doutorado); os Programas NavegaPará, Pará Profissional, TecSocial, Inova Pará e BioPará; o Observatório Paraense de Ciência e Tecnologia; o Boletim Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; as bolsas de estímulo à inovação; e os ambientes de inovação, a exemplo do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.

“Com o escritório regional, os empreendedores locais poderão conhecer melhor os diferentes mecanismos de incentivo à inovação da Finep e desta forma poderão construir propostas mais estruturadas. A nossa expectativa é que, em um futuro breve, os empresários e instituições locais consigam incrementar sua captação de investimentos”, afirma Antônio Abelém, diretor presidente do PCT Guamá.

Programação

A programação será realizada em três espaços do PCT Guamá. Na manhã do dia 19/12, o auditório do prédio Espaço Inovação recebe palestra sobre os instrumentos da Finep para apoio à inovação, com João Florêncio, gerente do Departamento Regional Sul da Finep. Logo após, no prédio Espaço Empreendedor, empresários locais e dos demais estados da região terão a oportunidade de receber orientações quanto à estruturação e elaboração de seus planos estratégicos de inovação.

No período da tarde, a programação segue para o auditório do Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA/Inpe), onde será realizada a cerimônia de abertura do escritório com a presença de autoridades e a assinatura de contratos e convênios destinados à região Norte.

Aberta ao público, a programação possui vagas limitadas. Os interessados em participar devem confirmar presença enviando email para o endereço eletrônico finepeventos@finep.gov.br.

Sobre a Finep – Empresa pública federal vinculada ao Mctic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Criada em 1967, seu objetivo é atuar em todo ecossistema de inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Possui escritórios regionais em Brasília, Fortaleza, São Paulo, Florianópolis e Belém.

Sobre o PCT Guamá – Primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. O objetivo é estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos. A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá foi qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Serviço
Inauguração do escritório regional norte da Finep. Entrada gratuita, com solicitação de confirmação de presença para o email – finepeventos@finep.gov.br.
Data: 19 de dezembro de 2018
Hora: 10h às 18h
Local: Parque de Ciência e Tecnologia Guamá
Endereço: Av. Perimetral, S/N, km 01.
Programação
10h às 10h40 – Palestra sobre os instrumentos da Finep para apoio à inovação, com João Florêncio, no auditório do prédio Espaço Inovação.
10h40 às 12h – Atendimento de startups, empresas e instituições, no prédio Espaço Empreendedor.
14h às 17h30 – Cerimônia de abertura, no auditório do CRA Inpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *