Participantes da primeira turma do Bota Pra Fazer apresentam planos de negócios

adminNotícias0 Comments

Os participantes da primeira turma do curso Criação de Negócios, baseado na metodologia Bota Pra Fazer, do Instituto Endeavor e Fundação Kauffman, aplicada pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém (PA), apresentaram seus planos de negócios na última sexta-feira, concluindo uma experiência relevante para nortear os próximos caminhos no desenvolvimento das empresas já criadas e daquelas que ainda serão formalizadas.

Em dois meses de curso, os autores de projetos e ideias inovadoras nas áreas de biotecnologia, tecnologia ambiental (construção civil verde), tecnologia da informação e comunicação, games, consultoria de inovação e negócios participaram de uma imersão na metodologia do Bota Pra Fazer, a qual contribuiu para os participantes reverem as ações desenvolvidas até então em prol de seus respectivos projetos e lançou desafios mais estruturantes para a formatação dos negócios.  “A turma se envolveu bastante na metodologia e conseguiu atender minhas expectativas na materialização de seus planos de negócios. O desafio, agora, é concretizar este planejamento sem perder o entusiasmo mesmo diante de eventuais situações adversas”, comentou Márcia Campelo, ministrante do curso Criação de Negócios.


Experiências – Para Marcelo Sá, proprietário da Jambu Tecnologia, o curso contribuiu para a definição do conceito de gestão de sua empresa. “Estou há algum tempo no mercado e, a cada ano, faço um planejamento. O plano de negócios construído neste curso ajudou a consolidar a identidade da minha empresa na área de gestão da informação e conhecimento digital”, declarou. 
O exercício da pesquisa de mercado, apresentado ao longo curso, ofereceu uma nova perspectiva para o empresário Carlos Portela desenvolver, junto a seus outros quatro sócios, o negócio da Improve 5: consultoria e melhoria de processo de software. “Quando entramos no mercado, acreditávamos que o cliente estaria diretamente interessado em nosso produto. Foi interessante perceber, ao longo do curso, que precisávamos aplicar a pesquisa de mercado para saber o que o cliente precisa e buscar atender a necessidade dele e não o inverso. Outro aprendizado foi o planejamento, necessário para saber por que entramos neste negócio e para concretizar nosso sonho”, comentou.

Pesquisador e futuro empreendedor da área de biotecnologia, Carlos Magno Bahia, da Amazon Biotech, teve a oportunidade de identificar fontes de financiamento e potenciais investidores para seu negócio na área de produtos biomédicos e considera o plano de negócios decisivo para conduzi-lo neste mercado. “O plano traz o horizonte e as necessidades de adequações, garantindo vida longa ao negócio”, assinalou.

O diretor-administrativo financeiro do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira, parabenizou a turma pelo empenho e sinalizou boas oportunidades para o desenvolvimento dos empreendimentos .“Saiu em julho e segue, até o próximo dia 4 de setembro, a chamada para o edital de incubação de empresas junto ao Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (PIEBT/Universitec/UFPA), que tem parceria do PCT Guamá. Buscamos ideias que gerem negócios inovadores para serem atendidas pelo processo de incubação de empresas, assim como projetos de tecnologia e inovação empresarial, para serem instalados futuramente no Espaço de Inovação do PCT Guamá, que terá vários módulos para startups e deve estar pronto até o início de 2013, quando lançaremos edital”, declarou. 

Metodologia – A metodologia Bota pra Fazer foi desenvolvida pela Endeavor e a Fundação Kauffman, internacionalmente reconhecidas na promoção de empreendedorismo. O curso Criação de Negócios, baseado na metodologia deste programa, faz parte dos serviços tecnológicos e de apoio a empreendimentos inovadores, desenvolvidos pelo PCT Guamá, visando contribuir para o aprimoramento dos empreendedores locais que têm interesse em implantar negócios de base tecnológica. “Em setembro, vamos começar uma nova turma. As inscrições começam nesta segunda semana de agosto”, adianta o diretor-administrativo financeiro do PCT Guamá.

Inovação – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá e é um dos três parques tecnológicos do Pará baseado na economia orientada à inovação. É resultado de uma parceria entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.



Texto: Solange Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *