Laboratório da Qualidade do Leite promove minicurso sobre processamento de queijo e requeijão

adminCursos0 Comments

Nos dias 15 a 17 de maio de 2017, o Laboratório da Qualidade do Leite, ligado à Universidade Federal do Pará (UFPA) e instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), promove o minicurso “Processamento de queijo e requeijão – da prática à teoria”, com carga horária de 20h. A ação é voltada para profissionais de nível técnico ou superior da área de laticínios, pequenos produtores ou outros interessados. O investimento é de R$ 350,00 e as pré-inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no link.

O minicurso tem o objetivo de contribuir com a formação de profissionais que buscam conhecimento acerca da tecnologia de fabricação de queijo e requeijão por meio da exposição teórica dos conceitos fundamentais e execução das etapas de processamento. Os ministrantes vão apresentar de forma teórico-prática os fundamentos do processo de fabricação de diferentes tipos de queijo e requeijão, apresentando inovações na área e contribuindo desta forma com a formação profissional dos participantes.

O minicurso será ministrado por Luiza Helena Meller da Silva, Prof. Dra. da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (FEA-UFPA); Renan Campos Chisté, Prof. Dr. da FEA-UFPA; e Drª Heloisa Helena Medeiros, do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPA.

A pré-inscrição está aberta e pode ser realizada no link, a vaga será garantida após depósito bancário na conta da Fundação Guamá, OS que gerencia o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O minicurso será ministrado no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos – LCTEA, no campus profissional da UFPA.  A turma será fechada apenas se as inscrições atingirem o número mínimo de 15 participantes. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas.

Ementa do Curso

  1. Introdução à Tecnologia de leite e derivados
    1.1 Composição e classificação do leite
    1.2 Obtenção do leite de qualidade
    1.3 A indústria de laticínios na atualidade
    2. Processamento de queijo
    2.1 Conceito e classificação dos queijos
    2.2 Fluxograma da elaboração de diferentes tipos de queijo e descrição de suas etapas
    2.3 Ingredientes opcionais e obrigatórios
    3. Processamento de requeijão
    3.1 Conceito e classificação de requeijão
    3.2 Fluxograma da elaboração de requeijão e descrição de suas etapas
    3.3 Importância dos ingredientes usados na formulação básica
    4. Legislação
    5. Práticas
    5.1 Elaboração de queijo tipo minas frescal com adição de condimentos
    5.2 Elaboração de requeijão cremoso saborizado
    5.3 Degustação dos produtos elaborados

Sobre os ministrantes

 Profª Drª. Luiza Helena Meller da Silva (FEA-UFPA);

Graduada em Química Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da Universidade Federal do Pará e tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processos de extração, Tecnologia de Óleos e Gorduras, principalmente na identificação e caracterização de vitaminas (A e E) e ácidos graxos, estabilidade oxidativa e controle de qualidade, propriedades termofísicas, desenvolvimento de processos e produtos. É coordenadora adjunta do mestrado profissional na área de Ciências de Alimentos na CAPES.

Prof. Dr. Renan Campos Chisté (FEA-UFPA)

Graduado em Tecnologia Agroindustrial com ênfase na Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2007), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Possui experiência na área de processamento tecnológico de matérias-primas vegetais, assim como análises físico-químicas e fitoquímicas em produtos de origem vegetal. Atualmente desenvolve funções como membro do Conselho Editorial da Journal of Food Composition and Analysis e Food Research International (Elsevier).

Drª. Heloisa Helena Medeiros (PPGCTA-UFPA)

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2006), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPA (2009), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, evaporação, secagem, compostos biologicamente ativos de matérias-primas de origem vegetal.

Serviço

“Processamento de queijo e requeijão – da prática à teoria”
– 15 e 16/05: 8h às 12h e 14h às 18h
– 17/05: 8h às 12h
Local: Laboratório de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos – LCTEA (Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Profissional. Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro: Guamá – CEP: 66075-110, Belém – PA)
Número de participantes: 20
Investimento: R$350,00
Pré-inscrições: http://bit.ly/2o9e530
Dados para depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência: 3702-8
Conta Corrente: 35174-1
Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá
CNPJ: 11.024.200/0001-09

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *