Pará será beneficiado com novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação

adminNotícias0 Comments

A Fundação Guamá, OS gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, renovou convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para rodar a segunda fase do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Com metodologia renovada, o novo ciclo propõe a elaboração de um plano de negócios focado na exportação, com o objetivo de auxiliar, de maneira prática, as empresas participantes. Os atendimentos devem iniciar em janeiro de 2019.

Além da região metropolitana de Belém, a segunda fase será estendida aos municípios de Marabá e Santarém, dois grandes centros com potencial exportador. “À medida que formos verificando aderência dos outros polos e o sucesso do programa, há a possibilidade de ampliar a atuação do PEIEX para outros municípios, considerando a diversidade vocacional que temos no Estado”, afirma Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá.

O primeiro ciclo do PEIEX operado pela Fundação Guamá foi realizado de junho de 2016 a maio de 2018, contou com 151 empresas em sua fase de adesão, de setores produtivos diversos, como o de alimentos e bebidas; de calçados e couros; e de confecção. Posteriormente, na etapa de diagnóstico, 127 empresas continuaram no projeto, dessas, 113 passaram pelo ciclo de melhoria.

O segundo ciclo será uma continuidade do trabalho desenvolvido, porém com uma metodologia diferenciada focada na prática. “A ideia é que os técnicos do PEIEX elaborem, junto com os empresários, um plano de negócios de exportação. Essa é uma etapa importante onde os gestores conseguem identificar oportunidades, desafios, necessidades e exigências relacionadas aos produtos com que trabalham. O plano é uma ferramenta que auxilia tanto os que irão exportar pela primeira vez, quanto quem já está presente no mercado externo, pois dá subsídios para readequação de processos”, informa Antônio Abelém.

Os serviços ofertados pelo PEIEX são gratuitos. Participantes do primeiro ciclo e novas empresas que possuam potencial exportador podem aderir ao programa.

Seleção de pessoal – O processo seletivo para seleção dos bolsistas que irão integrar o corpo técnico do programa está aberto. São 11 vagas, sendo 7 em Belém, 2 em Marabá e 2 em Santarém. O prazo para submissão de candidatura prossegue até o dia 30 de novembro de 2018. Os interessados devem acessar o edital de seleção, disponibilizado no site do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá no link.

Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Gestora do PEIEX, a Agência operacionaliza o programa por meio de convênio com instituições para execução local do projeto, a partir da constituição de Núcleos Operacionais (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros.

PCT Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. O objetivo é estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos. A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá foi qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *