Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebe novas empresas

adminEmpresas Residentes0 Comments

A partir deste mês de novembro, o time de residentes do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá ganha o reforço de três empresas e seis startups. Com os novos residentes, o parque tecnológico passa a contar com 55 iniciativas instaladas, entre startups, empresas e laboratórios avançados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Os novos empreendimentos atuam em áreas como alimentos, tecnologia da informação, serviços, softwares e assistência técnica.

O edital de ocupação do Espaço Inovação e Espaço Empreendedor, disponível no site do PCT Guamá (www.pctguama.org.br) , tem fluxo contínuo e fica aberto até ocupação total dos prédios. Podem partiricipar pessoas físicas, com projeto de constituir empresas, ou pessoas jurídicas, brasileiras ou estrangeiras regularizadas no território brasileiro, com projetos ou empresas de base tecnológica ou de impacto socioambiental.

Empresas de base tecnológica são negócios cuja atividade produtiva seja direcionada para o desenvolvimento de novos produtos ou processos, com base na aplicação sistemática e intensiva de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas consideradas avançadas ou pioneiras, ou que desenvolva projetos de ciência, tecnologia e inovação. As empresas de impacto socioambiental geram impacto ao mesmo tempo que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

O Coordenador de Atração e Consolidação de Empreendimentos do PCT Guamá, Milksom Campelo, fala sobre o perfil dos residentes e o processo seletivo. “Hoje temos uma concentração de muitos projetos de empresas, no perfil de startups, até pequenos e médios empreendimentos em estágios mais avançados, de áreas distintas, o que é bem interessante porque promove uma troca muito rica e também uma complementaridade entre os negócios. Os interessados em se instalar no Parque devem acessar o edital e apresentar as documentações necessárias, após isso, a comissão responsável se reúne para avaliar a aderência dos negócios ao Parque”, afirmou o coordenador.

Para a startup Alphamage, a instalação no PCT Guamá representa uma oportunidade de crescimento. “O Parque de Ciência e Tecnologia casou muito bem com a proposta da Alphamage que é investir em ideias, principalmente inovadoras, surgidas na universidade. A gente acredita que com o investimento nessas ideias a gente pode garantir muito desenvolvimento no futuro. A nossa previsão é que possamos crescer, principalmente com os contratos com as empresas que estão instaladas aqui, que são bem interessantes, e também com a demanda crescente pra desenvolvimento mobile” disse Paulo Figueiro, sócio fundador da startup.

A empresa Jambu Sinimbu começou primeiro na modalidade de associado não residente – quando o empreendimento quer acessar os serviços e associar a sua marca ao Parque, mesmo sem estar fisicamente instalado nele – e aproveitou o momento de aprovação no mestrado na Universidade Federal do Pará para se instalar no PCT Guamá. “Calhou que acabei passando no mestrado em engenharia industrial na UFPA, com a minha tese do jambu e aí calhou também que eu consegui alugar o espaço aqui. Vou fazer grandes pesquisas e desenvolver novos produtos relacionados ao jambu”, disse Tatiana Sinimbu Lima, sócia fundadora da empresa.

Novos residentes

A Jambu Sinimbu atua no desenvolvimento de produtos derivados do extrato etanólico da Acmella Oleracea, popularmente conhecida como jambú. Seu portfólio apresenta produtos como cachaça de flor de jambu, de jambu com cumaru, conserva de flor de jambu, molho de pimenta e um estimulante sexual feito com o concentrado da planta.

A Ferr-Tech oferece assistência técnica, instalação de equipamentos científicos, certificação de cabinas biológicas, fluxo laminar, exaustão de gases e salas limpas e desenvolvimento de equipamento conforme demandas e necessidades do contratante.

A Up Law oferece capacitação e consultoria nas áreas de inovação e meio ambiente, de acordo com as demandas do mercado, exigências de normativas e adequação com a legislação.

A Humana presta serviços de tradução simultânea e sonorização de eventos internacionais e também está desenvolvendo um sistema de transmissão via rede diretamente para o smartphone do usuário final.

A empresa Bruna Barbosa atua na qualificação de empreendedores ligados à inovação, prestando serviços de consultoria, coach, treinamento e PNL. Atua no Pará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Representa uma grande aceleradora do Sudeste e faz hunter de investimento para investidores anjo.

Entre as startups, está a Prime Tecnologia, que atua no desenvolvimento de software nas plataformas Web, PC, Tablet, IPad e Mobile. A Nana Pet Gourmet desenvolve produtos alimentícios naturais e saudáveis para cães e gatos. A Serafina disponibiliza uma plataforma que possibilita a contratação de diferentes serviços de estética, como manicure, pedicure, depilação, maquiagem e cabelereiro a apenas alguns cliques no celular.

Sobre o PCT Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. O objetivo é estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos. A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá foi qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Por Juliane Frazão

Foto: Thiago Gomes/Ag. Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *