Adepará realiza visita técnica ao Laboratório da Qualidade do Leite

adminNotícias0 Comments

Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizaram hoje, 26, uma visita técnica ao Laboratório da Qualidade do Leite, empreendimento ainda em fase de finalização, financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e que integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O objetivo da visita foi o de apresentar o laboratório e seus serviços à Adepará, para que seus representantes possam conhecer o seu potencial para o melhoramento e a verticalização da cadeia leiteira no Estado.

O Laboratório da Qualidade do Leite é uma demanda antiga por parte dos produtores paraenses de leite e resulta de um esforço conjunto. O governo estadual, por meio da Sectet, investiu cerca de R$ 2,3 milhões na construção do espaço. O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), foi o responsável pela aquisição dos equipamentos de diagnóstico e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) adquiriu os mobiliários. A coordenação é de responsabilidade do Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O empreendimento irá rastrear a produção leiteira paraense, conferindo-lhe controle e selo de qualidade. O objetivo é auxiliar os produtores de leite e as indústrias de laticínios paraenses a alcançar melhores índices de produtividade, melhorar a qualidade da matéria-prima e dos produtos derivados. “O Laboratório era o que nós precisávamos, pois dará respaldo a uma fiscalização mais precisa e adequada da cadeia produtiva do leite no Estado, gerando, assim produtos mais confiáveis ao consumidor paraense”, opinou o diretor geral da Adepará, Luciano Guedes.

Qualidade do leite – Os serviços do Laboratório serão pautados a partir de amostras de leite cru (aproximadamente 50mL), que serão coletadas na propriedade, seguindo as recomendações adequadas para os procedimentos de coleta e transporte. Os recipientes, de material plástico e com tampas de pressão, serão fornecidos já esterilizados e com conservante pelo laboratório.

“O controle da qualidade perpassará a determinação dos seus componentes, a contagem de células somáticas e de bactérias, além de análises laboratoriais de produtos derivados do leite, como queijos, coalhadas etc. São serviços que poderão ser prestados para todos os estados da região Norte, com o objetivo de dar apoio às indústrias de laticínios no desenvolvimento de novos produtos oriundos do leite”, explica a pesquisadora da UFPA e coordenadora do Laboratório, Luiza Miller.

Inauguração – Atualmente o laboratório finaliza os tramites legais para seu ingresso à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL), do Mapa, e espera a instalação dos últimos equipamentos e finalização da parte elétrica do prédio para entrar em pleno funcionamento. A previsão é que a inauguração seja em março deste ano.

“Nossa principal agenda antes da inauguração é a de aproximar os atores estratégicos aos serviços oferecidos pelo Laboratório. Nesse sentido, a Adepará é uma ponte estratégica para contatar os principais usuários do laboratório, que são os produtores de leite, para que todos os testes de controle de qualidade sejam realizados dentro do nosso próprio Estado, dinamizando, assim, a cadeia leiteira paraenseC, afirmou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.

Texto: Igor de Souza – Ascom Sectet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *