Secti e Finep promovem o Prêmio Finep de Inovação na Região Norte

adminNotícias0 Comments

 

Secti e Finep promovem o Prêmio Finep de Inovação na Região Norte

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), promovem a etapa paraense do Prêmio Finep de Inovação. A premiação é considerada uma das mais importantes para o estímulo e reconhecimento da inovação no país. Neste ano, a iniciativa, nas etapas regionais e nacional, entregará cerca de R$ 9 milhões em prêmios.

 

O objetivo do Prêmio é reconhecer e divulgar iniciativas inovadoras realizadas por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no país ou no exterior. Desde a sua criação, em 1998, a premiação já contemplou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas.

 

Segundo Marcia Macêdo, no ano passado, a etapa regional do prêmio foi realizada em Rondônia. Este ano, a Secti firmou a parceria com a Finep com o objetivo de “aumentar o número de participantes da região e do estado do Pará, pois esse número tem caído a cada ano”, comenta a gerente de empreendedorismo da Secti.

 

Podem participar do Prêmio empresas de todos os portes, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), públicas ou privadas, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações não governamentais com sede no Estado do Pará e que tenham a inovação como elemento relevante em suas estratégias de atuação.

 

A etapa regional terá, ao todo, cinco categorias de premiação: inventor inovador, tecnologia social, instituição de ciência e tecnologia, inovação sustentável e tecnologia assistiva. O regulamento está disponível no link:http://www.finep.gov.br/DCOM/regulamentopremiofinep2012.pdf.

 

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no endereço www.finep.gov.br/premio até dia 16 de agosto.

 

Juventude – Estudantes de 14 a 18 anos, de todo o Estado, também serão estimulados a utilizar o conceito de inovação na escola através do Prêmio Finep Jovem Inovador. A premiação vai selecionar as três melhores fotografias dos jovens paraenses sobre energia sustentável.

 

As fotos podem ser de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações, entre outras. Como exemplos de energia sustentável, podemos citar a energia solar, a eólica e a gerada pela biomassa. A fotografia classificada em primeiro lugar na etapa regional concorrerá ao Prêmio Nacional. Os primeiros lugares do estado receberão um prêmio no valor de R$ 2,5 mil.

 

O regulamento completo está disponível aqui.

 

Para esclarecimentos e maiores informações: premio@finep.gov.br

 

Texto: Raphael Freire – Ascom/Secti (com informações da Finep).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *