Escritório regional norte da Finep promove primeiro encontro em Belém

adminNotícias0 Comments

Nesta quarta-feira, 26, o escritório regional norte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, realizou o seu primeiro evento de aproximação com o ecossistema local de inovação. Empreendedores, pesquisadores e representantes de instituições públicas dialogaram, junto com os analistas da Finep, sobre os instrumentos de fomento à inovação oferecidos pela financiadora.

Facilitado por Paulo Resende, gerente substituto do departamento regional nordeste, o evento apresentou as principais características, atrativos e pontos de atenção das diferentes modalidades de apoio da Finep: crédito, subvenção econômica, investimento e editais para ICTs.

Para deixar os projetos mais atrativos aos investidores, o facilitador deu dicas como: enfatizar a importância do projeto para a estratégia empresarial; impactos para a empresa (faturamento, empregos, share, preço, vendas, etc.); aderência à Política Nacional de Inovação; principais externalidades ou benefícios socioeconômicos; parcerias estratégicas; e competências que serão adquiridas. “O empresário tem que deixar bem claro, na sua proposta, o impacto que a implantação do projeto – no qual ele está requerendo financiamento – vai desempenhar nas atividades da empresa. Quando avaliamos os projetos, observamos se o requerente entende do mercado em que está inserido, se prevê aspectos relacionados à gestão do projeto, se utiliza indicadores de resultado”, afirmou Paulo Resende.

Outra dica importante foi a constante observação do ecossistema de inovação. Empresários e instituições devem fazer um acompanhamento periódico para mapear oportunidades que aderem aos seus respectivos projetos. Finep, Fundações de Amparo à Pesquisa, Embrapii, Bndes, BNB, Sebrae, Sistema Indústria, Secretarias Estaduais e Municipais, Associações Empresariais, Oscips, startups, universidades, institutos de pesquisas, são alguns dos exemplos de agentes do ecossistema que merecem atenção.

O gerente do escritório regional norte, Rodrigo de Lima, falou sobre a atuação da nova unidade. “Vamos estar realmente bem próximo aos nossos clientes, promovendo a Finep e seus produtos. Queremos ser um agente de integração e um mecanismo de inovação, instalados aqui poderemos entender melhor a realidade, a infraestrutura e o ecossistema local. Isso vai possibilitar que possamos mostrar e assessorar a busca pelos editais como o Finep Startup, mostrando também os recursos de investimento, além de, sempre que possível, sermos um agente de integração com os demais agentes”, destacou o gerente.

A iniciativa privada caracterizou como positiva a maior proximidade com a instituição. “Trabalho no setor de palma, recentemente diferentes empresas do setor vêm realizando reuniões técnicas para elaborar e apresentar projetos de inovação. Uma grande dificuldade que temos é justamente a questão do financiamento para esses projetos. Então pra mim foi de grande surpresa saber que nesse momento temos um núcleo regional da Finep que facilita muito mais a orientação sobre qual é a linha e o melhor arranjo para nós conseguirmos alcançar os nossos objetivos. O setor de palma tem um potencial enorme pra bioenergia, e com o investimento e tecnologia correta nós podemos ser autossuficientes em energia e ainda vender essa energia elétrica dado o volume de biomassa que é gerado no processo de extração de óleo”, afirmou Hugo Santos, da Agropalma.

Suely Amaral, da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, apontou que “o mais interessante foi entender a visão deles quando recebem um projeto pra avaliação, quais são os aspectos que mais interessam, que tipo de arranjos esperam. A partir do que foi visto aqui temos a chance de escrever projetos mais assertivos”.

Sobre a Finep – Empresa pública federal vinculada ao Mctic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Criada em 1967, seu objetivo é atuar em todo ecossistema de inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Possui escritórios regionais em Brasília, Fortaleza, São Paulo, Florianópolis e Belém.

Mais informações sobre o escritório regional norte: rodrigol@finep.gov.brkallil@finep.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *