Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Escritório regional norte da Finep promove primeiro encontro em Belém

Nesta quarta-feira, 26, o escritório regional norte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, realizou o seu primeiro evento de aproximação com o ecossistema local de inovação. Empreendedores, pesquisadores e representantes de instituições públicas dialogaram, junto com os analistas da Finep, sobre os instrumentos de fomento à inovação oferecidos pela financiadora.

Facilitado por Paulo Resende, gerente substituto do departamento regional nordeste, o evento apresentou as principais características, atrativos e pontos de atenção das diferentes modalidades de apoio da Finep: crédito, subvenção econômica, investimento e editais para ICTs.

Para deixar os projetos mais atrativos aos investidores, o facilitador deu dicas como: enfatizar a importância do projeto para a estratégia empresarial; impactos para a empresa (faturamento, empregos, share, preço, vendas, etc.); aderência à Política Nacional de Inovação; principais externalidades ou benefícios socioeconômicos; parcerias estratégicas; e competências que serão adquiridas. “O empresário tem que deixar bem claro, na sua proposta, o impacto que a implantação do projeto – no qual ele está requerendo financiamento – vai desempenhar nas atividades da empresa. Quando avaliamos os projetos, observamos se o requerente entende do mercado em que está inserido, se prevê aspectos relacionados à gestão do projeto, se utiliza indicadores de resultado”, afirmou Paulo Resende.

Outra dica importante foi a constante observação do ecossistema de inovação. Empresários e instituições devem fazer um acompanhamento periódico para mapear oportunidades que aderem aos seus respectivos projetos. Finep, Fundações de Amparo à Pesquisa, Embrapii, Bndes, BNB, Sebrae, Sistema Indústria, Secretarias Estaduais e Municipais, Associações Empresariais, Oscips, startups, universidades, institutos de pesquisas, são alguns dos exemplos de agentes do ecossistema que merecem atenção.

O gerente do escritório regional norte, Rodrigo de Lima, falou sobre a atuação da nova unidade. “Vamos estar realmente bem próximo aos nossos clientes, promovendo a Finep e seus produtos. Queremos ser um agente de integração e um mecanismo de inovação, instalados aqui poderemos entender melhor a realidade, a infraestrutura e o ecossistema local. Isso vai possibilitar que possamos mostrar e assessorar a busca pelos editais como o Finep Startup, mostrando também os recursos de investimento, além de, sempre que possível, sermos um agente de integração com os demais agentes”, destacou o gerente.

A iniciativa privada caracterizou como positiva a maior proximidade com a instituição. “Trabalho no setor de palma, recentemente diferentes empresas do setor vêm realizando reuniões técnicas para elaborar e apresentar projetos de inovação. Uma grande dificuldade que temos é justamente a questão do financiamento para esses projetos. Então pra mim foi de grande surpresa saber que nesse momento temos um núcleo regional da Finep que facilita muito mais a orientação sobre qual é a linha e o melhor arranjo para nós conseguirmos alcançar os nossos objetivos. O setor de palma tem um potencial enorme pra bioenergia, e com o investimento e tecnologia correta nós podemos ser autossuficientes em energia e ainda vender essa energia elétrica dado o volume de biomassa que é gerado no processo de extração de óleo”, afirmou Hugo Santos, da Agropalma.

Suely Amaral, da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, apontou que “o mais interessante foi entender a visão deles quando recebem um projeto pra avaliação, quais são os aspectos que mais interessam, que tipo de arranjos esperam. A partir do que foi visto aqui temos a chance de escrever projetos mais assertivos”.

Sobre a Finep – Empresa pública federal vinculada ao Mctic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Criada em 1967, seu objetivo é atuar em todo ecossistema de inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Possui escritórios regionais em Brasília, Fortaleza, São Paulo, Florianópolis e Belém.

Mais informações sobre o escritório regional norte: rodrigol@finep.gov.brkallil@finep.gov.br

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados