Fundação Guamá participa de seminário sobre empreendedorismo inovador em Marabá

adminNotas0 Comments

Nesta quarta-feira, 26, a Fundação Guamá, OS gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, esteve presente no seminário “Diálogos da Inovação”, em Marabá. O evento foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pelo Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará.

O tema do seminário foi “Empreendedorismo Inovador e Educação Profissional: oportunidades para o desenvolvimento regional”. Empresários, representantes das instituições de ciência e tecnologia, comunidade acadêmica e sociedade civil se reuniram para dialogar sobre as oportunidades de negócios e os desafios para a implantação de um Parque de Ciência e Tecnologia na região de integração Carajás, como estratégia de organização de ambientes de inovação visando o desenvolvimento regional.

Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, fez uma apresentação sobre o parque tecnológico implantado em Belém, falando sobre o modelo de governança e alguns cases de sucesso. Primeiro parque tecnológico implantado na região norte, o PCT Guamá possui um perfil diversificado de residentes: laboratórios de P&D, startups, empresas e instituições.

O evento contou ainda com palestras do diretor de C&T da Sectet, Marco Antônio Lima; do diretor de educação profissional e tecnológica da Secretaria, Luís Blasques; do Secretário Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Marabá, Ricardo Pugliese; e do reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro.

O evento em Marabá contou ainda com a parceria do Conjove, da Associação Comercial e Industrial do município, do PCT Guamá, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Unifesspa e da Prefeitura Municipal.

InovaPará – O ciclo de seminários, intitulados “Diálogos da Inovação”, é uma iniciativa da Sectet, que teve a sua primeira edição em junho deste ano, com a finalidade de estimular o debate e apoiar iniciativas em prol de uma cultura inovadora no Pará. A ação está inserida no Programa InovaPará, que apoia a criação de Sistemas Regionais de Inovação (SRI) a fim de que propiciem suporte necessário à agregação de valor das cadeias produtivas estratégicas.

Em sua concepção, o InovaPará acredita no potencial produtivo e inovador das distintas regiões do estado. Coordenado pela Sectet, o programa é amparado pela Lei no 8.426, a Lei Estadual de Inovação, de 16 de novembro de 2016, que dispõe sobre incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, além da política estadual de incentivos fiscais.

Com informações de Fernanda Graim, Ascom Sectet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *