PCT Guamá e INESC TEC assinam convênio de cooperação técnica e científica

adminNotícias0 Comments

 

PCT Guamá e INESC TEC assinam convênio de cooperação técnica e científica

 

O convênio de cooperação técnica e científica nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Energia e Desenvolvimento Sustentável entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), e o INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC), de Portugal, foi assinado na última segunda-feira (16/4) em cerimônia que reuniu os diretores das respectivas instituições, um representante da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadores desta universidade.

 O PCT Guamá é um dos três polos tecnológicos que visam contribuir com um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, baseado na economia do conhecimento. Neste caminho, valoriza a pesquisa, a inovação sustentável e a integração entre instituições de ensino superior e pesquisa e empresas de base tecnológica com perfil inovador.  Tem gestão da Fundação Guamá e concentra sua atuação nas áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia Ambiental, Energia e Tecnologia Mineral.

O INESC TEC é um laboratório associado, coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), que visa a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico, a consultoria e formação avançada, a transferência de tecnologia e o lançamento de novas empresas de base tecnológica. A presença de um braço acadêmico do INESC TEC no Brasil será formalizada pela instituição INESC Pesquisa e Desenvolvimento Brasil (INESC P&D Brasil), que terá interface com o PCT Guamá.

Missão – A parceria entre as duas instituições terá como missão gerar resultados, a médio prazo, nas áreas mencionadas, com expectativa de impactos positivos para as sociedades dos países parceiros. “Esperamos robustecer as pesquisas nestas áreas com a cooperação técnica junto ao PCT Guamá em um breve espaço de tempo”, comentou Vladimiro Miranda, diretor do INESC P&D Brasil.

O compromisso social do INESC TEC foi respaldado pelo presidente José Manuel de Araújo Baptista Mendonça: “Nossa missão é influenciar a sociedade, a partir do incentivo em ciência e tecnologia, como uma forma de retribuir o investimento social na academia. Esperamos trabalhar muito para ensinar e aprender com o PCT Guamá”, mencionou. O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, também destacou os benefícios em estabelecer a parceria com o instituto português. “Conhecemos as experiências do INESC TEC e observamos esta aproximação como uma oportunidade para novos aprendizados e de  viabilização de negócios”, declarou.

O pró-reitor de planejamento da UFPA, Erick Pedreira, mencionou que a cooperação técnica entre as instituições está alinhada à tendência de internacionalizar a socialização de conhecimento e aos objetivos do PCT Guamá enquanto polo de produção de pesquisa, desenvolvimento, inovação e de interface com o mercado. “É interessante esta aproximação entre academia e empresas, transformando ciência e tecnologia em inovação. A UFPA também coloca-se à disposição para cooperar com esta parceria”, diz.

Parceiros –  O PCT Guamá é resultado de um convênio entre a UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  A Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras-Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Universidade do Estado do Pará  (Uepa) também são parceiros deste empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *