Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Sectet inicia o projeto “Sextas com Ciência”

Na última sexta-feira (19) a  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), iniciou um novo projeto para debater assuntos importantes que visem o desenvolvimento do Pará a partir do espírito inovador, da prática científica e do uso da tecnologia a favor da redução das desigualdades sociais. O projeto intitulado “Sexta com Ciência”, que será desenvolvido mensalmente na Sectet durante algumas sextas-feiras, trouxe na 1ª edição o debate sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) enquanto instrumento de desenvolvimento regional.

“O projeto surge para nivelar o conhecimento sobe os trabalhos realizados em ciência, tecnologia e inovação pela Sectet e pelos seus parceiros institucionais. O PCT Guamá é um deles e sintetiza muito bem a revolução pela produção, pela gestão e pelo conhecimento, algo que o Pará precisa para alavancar suas cadeias produtivas”, afirmou a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, durante a abertura do evento.

O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia, o qual recebeu recursos do Governo do Estado, por meio da Sectet, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para sua construção e consolidação. Gerido, atualmente, pela Fundação Guamá, o Parque se caracteriza por ser um ambiente de estímulo ao empreendedorismo inovador, transformando conhecimento em negócios e serviços inovadores para a resolução de problemas da sociedade.

Na 1ª “Sexta com Ciência”, o diretor-presidente da Fundação Guamá, Antônio Abelém, apresentou a história, as instalações, os serviços e as ações desenvolvidas pelo Parque nos últimos anos. “Nenhum outro parque tecnológico do Brasil possui os tipos de laboratórios que nós possuímos, os quais se concentram nas áreas de biotecnologia, energia e tecnologia da informação e comunicação. Além disso, o PCT Guamá oferece mentorias com profissionais capacitados em gerar soluções e operacionalizar demandas junto às empresas”, explicou Antônio Abelém.

“Esse debate é muito importante para que possamos conhecer o trabalho de outros setores e instituições, e, assim, unir esforços para deslanchar o espírito do empreendedorismo inovador no nosso estado, tendo o PCT Guamá como um dos principais parceiros nessa missão”, opinou a gerente de ciência e tecnologia da Sectet, Amarílis Dias.

Paralelo ao projeto “Sexta com Ciência”, a Sectet iniciou, também, o “Cesta Consciente”, uma ação social para arrecadar alimentos não perecíveis e outros materiais para doação a uma instituição de caridade, que será escolhida futuramente. A próxima “Sexta com Ciência” ainda será agendada, mas já possui tema definido: o debate versará sobre a execução do Programa BioPará, que busca melhorar a gestão sustentável da biodiversidade no Pará.

Texto: Igor de Souza – Ascom Sectet

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados