Nesta quinta-feira (6), alunos da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata visitaram o Laboratório de Instalações Elétricas do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia da Universidade Federal do Pará (Ceamazon/UFPA), situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Na visita, os alunos revisaram conteúdos teóricos sobre eletricidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizaram experimentos práticos relacionados ao conteúdo. A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Cerca de 30 alunos foram recebidos pela equipe do laboratório durante os períodos da manhã e da tarde. A atividade começou com a revisão teórica e depois seguiu para a bancada didática, voltada para o treinamento em eletrotécnica industrial, onde os alunos fizeram um roteiro prático de experiências de instalações elétricas prediais, com experimentos para ligar lâmpadas em série, em paralelo, medição de tensão e de corrente, ligação de lâmpada incandescente com dimmer, dentre outros. Este é o terceiro ano que o laboratório realiza a visita técnica.
“É uma satisfação recebermos os alunos da rede pública e contribuir com o conhecimento que eles já recebem na escola. Essa visita visa contribuir de alguma forma para que o desempenho deles na parte de eletricidade no vestibular melhore. Buscamos alcançar isso não somente através do reforço teórico, mas também através das experiências práticas que eles realizam nas bancadas”, relatou Carminda Carvalho, Prof. Dra. responsável pela coordenação do Laboratório de Instalações Elétricas.
Para Messilene Magalhães, diretora da escola técnica, a ação contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. “Essas parcerias que nós fazemos – cursos de extensão e visitas técnicas – são importantíssimas para a formação dos alunos, porque assim eles podem ampliar conhecimentos vistos em sala de aula e entrar em contato com materiais diferentes do que dispomos na nossa escola”, afirmou a diretora.
Nas bancadas, todas as vezes que os alunos seguiam os direcionamentos do roteiro prático, que indicava diferentes tarefas com esquemas multifilares, e conseguiam acender as lâmpadas, via-se entusiasmo e satisfação. “A minha experiência hoje foi muito importante porque além da gente sair um pouco da escola, a gente vai para uma área mais específica, além da eletrotécnica, para uma área da engenharia elétrica. A gente vendo como funciona, estudando a teoria, vendo na prática, fazendo a experiência e vendo o nosso resultado ser positivo, isso sem nenhuma dúvida vai influenciar na nossa vida profissional”, avalia Pedro Paulo, aluno do terceiro ano que participou da visita técnica.
Na avaliação de José Alberto de Miranda Júnior, um dos professores da escola técnica que acompanhou a ação, visitas desta natureza estimulam o aprendizado e dão novas perspectivas aos alunos. “Isso é importante por basicamente dois motivos: em primeiro lugar porque é um contato que os nossos alunos têm com a universidade e o meio acadêmico, e depois que eles fazem esse tipo de visita, muitos deles se incentivam a seguir dentro da universidade a carreira de engenharia. Por outro lado, eles ganham acesso a laboratórios sofisticados, onde podem se aperfeiçoar, não só os alunos, mas os professores também. Quando chegamos aqui a gente tem acesso a novas tecnologias que muitas vezes ainda não encontramos dentro das escolas”, relatou o professor.
Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).
Por Juliane Frazão