PCT Guamá e INESC TEC vão oficializar cooperação técnica

adminNotícias0 Comments

 

PCT Guamá e INESC TEC vão oficializar cooperação técnica 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), por meio da Fundação Guamá, e o INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC), coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto – INESC Porto (Portugal), oficializam na próxima segunda-feira (16/4) o convênio de cooperação técnica nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Desenvolvimento Sustentável e Energia. 
O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; e o diretor do INESC TEC, Vladimiro Miranda; conduzem a cerimônia de assinatura do convênio, que ocorrerá, às 18h, no auditório do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no PCT Guamá, e que também reunirá o secretário de estado Alex Fiúza de Mello (Ciência, Tecnologia e Inovação), os reitores Carlos Maneschy, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Sueo Numazawa, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), pesquisadores, representantes do Ceamazon, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Tecnológico Vale (IT Vale) e dos laboratórios instalados e em fase de implantação no PCT Guamá.
Desenvolvimento –  O PCT Guamá é um dos três polos tecnológicos criados para contribuir com um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, baseado na economia do conhecimento orientada à inovação.  Tem gestão da Fundação Guamá e concentra sua atuação nas áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia Ambiental, Energia e Tecnologia Mineral. 
O INESC TEC é um laboratório associado, coordenado pelo INESC Porto, que visa a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico, a consultoria e formação avançada, a transferência de tecnologia e o lançamento de novas empresas de base tecnológica. Foi criada para viabilizar a interface entre universidade e o setor empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública no âmbito das tecnologias de informação, telecomunicações e eletrônica.
A cooperação técnica entre esta renomada instituição e o PCT Guamá foi sinalizada em março deste ano durante visita do diretor do INESC TEC, Vladimiro Miranda, ao parque tecnológico. Na ocasião, ele mencionou a posição estratégica do PCT Guamá, entre duas grandes universidades, UFPA e UFRA, que proporciona uma sinergia com pesquisadores, visando o desenvolvimento científico e a transferência de tecnologia, o que é favorável para o processo de incubação de empresas de base tecnológica, uma das expertises deste instituto português. Por meio desta parceria, espera-se diversificar a produção científica tecnológica e aplicar este conhecimento em empresas da região.
Rede – O PCT Guamá é resultado de um convênio entre a UFPA, UFRA com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  A Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras-Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Universidade do Estado do Pará  (Uepa) também são parceiros deste empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *