Empresa instalada no PCT Guamá realiza curso prático de física

adminNotícias0 Comments

A Mundo Digital Interativo – MDI, empresa instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, disponibiliza, a partir deste mês, curso prático de laboratório de física voltado para alunos do ensino médio ou que estejam iniciando o ensino universitário. As inscrições podem ser realizadas no link www.youinlab.com/#go/presencial, por R$ 60,00.

Desenvolvido em dois dias, com carga horária total de 8 horas, o curso aborda temas como escoamento de líquidos, em que os alunos utilizam bancadas de viscosidade, estática e dinâmica dos fluidos; e aerodinâmica que, além das aulas de reforço teórico, vídeos explicativos e aplicações na indústria, culmina na construção e lançamento de aeromodelos desenvolvidos pelos alunos.  Cada turma pode ser composta por até 18 alunos.

As bancadas de aplicações práticas foram desenvolvidas em Belém por André Mesquita, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e diretor do Tecnolago, parque tecnológico que está em fase de implantação em Tucuruí, no sudeste do Estado. O curso conta ainda com o apoio cultural da Estácio.

A ação é um desdobramento da YouInLab, plataforma de aprendizado interativo desenvolvida pela empresa, baseada em uma exclusiva tecnologia de laboratórios de simulação focada no aprendizado de matemática, física e química. Conectados a roteiros educacionais interativos, a plataforma proporciona múltiplas experiências de aprendizagem e permite que os alunos testem hipóteses, tirem conclusões e possam vivenciar a teoria e aplicar os conhecimentos obtidos em aulas.

Para Manoel Sena, sócio proprietário da MDI, o curso atende a uma necessidade de reforço do ensino. “ A abordagem ideal é que os alunos tenham acesso a laboratórios físicos para que possam fazer a manipulação dos objetos reais, verificar as reações e pensar nas relações de causa e efeito para o que estão observando. Para as escolas [públicas e privadas] manter uma estrutura como essa é complicado porque envolve custos com aquisição de equipamentos, contratação de pessoas especializadas para a operação das máquinas, manutenção e adequação de espaço físico. Via de regra, poucas escolas no Pará e no Brasil conseguem atender implementar esse tipo de estrutura. Acreditamos que existe uma demanda latente que a gente pode suprir com esse tipo de serviço – laboratórios virtuais e físicos”, avalia Manoel.

Serviço

Curso Laboratório de Física – Carga horária de 8h, realizado em dois dias, a partir de agendamento prévio através do link www.youinlab.com/#go/presencial. Taxa de inscrição de R$ 60,00 por aluno. As atividades serão desenvolvidas na sede da empresa, no prédio Espaço Inovação do PCT Guamá – Av. Perimetral, km 01, s/n.

Instrutores: Manoel Sena, doutor em Mecânica dos Fluidos pelo INPG/França; Raul Nascimento, especialista em Gestão Ambiental (Iesam) e Adrielle Rodrigues, engenheira ambiental (Iesam).

Mais informações
manoel.sena@mdi.pro.br / (91) 9 8128-8297

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *