PCT Guamá abre inscrições de curso para capacitar empreendedores

adminNotícias0 Comments

 

PCT Guamá abre inscrições de curso para capacitar empreendedores

 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) receberá, a partir da segunda quinzena deste mês de abril, a primeira turma de empreendedores que será capacitada pelo programa “Bota pra Fazer – Crie seu negócio de alto impacto”, desenvolvido pela organização Endeavor em parceria com a Fundacão Kauffman. Por meio desta metodologia, o grupo será orientado a identificar oportunidades e a transformá-las em negócios de alto impacto. As inscrições serão feitas até o dia 12 de abril.

 

A capacitação faz parte dos serviços tecnológicos e de apoio a empreendimentos inovadores, desenvolvidos pelo PCT Guamá, visando contribuir para o aprimoramento dos empreendedores locais que têm interesse em implantar negócios de base tecnológica.  “Com iniciativas como esta, buscamos colaborar para a competitividade destes empreendedores no crescente mercado da inovação e apresentar o PCT Guamá como o ambiente adequado para os diversos ciclos de negócios de base tecnológica, pois trabalhamos desde a concepção da ideia até a consolidação do empreendimento”, comenta o diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém.   

 

O curso é direcionado para empreendedores que têm formação em diversas áreas que estão iniciando ou já em fase de desenvolvimento de um negócio de base tecnológica. Haverá pré-seleção dos interessados por meio da aplicação de um questionário. Além das atividades em sala de aula, os participantes terão que dedicar um tempo extra aula para aprofundar os conhecimentos por meio da plataforma online, a ser disponibilizada no início do curso.

 

As questões “Introdução à carreira empreendedora”, “Reconhecimento de oportunidades”, “Definição do conceito de negócios”,  “Análise de viabilidade do negócio” e  “Montagem do plano de negócios” serão tratadas em aulas dinâmicas em três meses de programa. “Ao longo da capacitação, também há discussões sobre os passos de uma start up, empreendedores locais são convidados para contar suas histórias e os conceitos discutidos são lançados em desafios e com aplicação prática na forma de exercícios”, comenta Verônica Mussi, Gestora de Educação Empreendedora da Endeavor.

 

Mercado – O programa “Bota pra Fazer” foi desenvolvido pela organização Endeavor e a Fundação Kauffman, internacionalmente reconhecidas na promoção de empreendedorismo.  Capacitações como esta visam atender à demanda do setor de inovação no Brasil. Em reunião na Confederação Nacional das Indústrias, em São Paulo (SP), no mês de março, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, mencionou que os investimentos na área devem aumentar 50% em 2012 em relação ao ano passado. Ele afirmou que a expectativa é destinar recursos de R$ 4,5 bilhões, sendo boa parte para micro e pequenas empresas.

 

O PCT Guamá adquiriu a metodologia do programa “Bota pra Fazer- Crie seu negócio de alto impacto” em novembro de 2011. Na ocasião, promoveu um treinamento com Mara Sampaio, especialista em cultura empreendedora da Endeavor , envolvendo 25 consultores empresariais de Belém (foto). Agora, estes consultores vão replicar o aprendizado junto aos empreendedores locais. “Vamos montar esta primeira turma em abril e estamos programando outras duas turmas para o segundo semestre. Nossa meta é capacitar 75 empreendedores até o final de 2012”, comenta o diretor-presidente do PCT Guamá.

 

 Inovação – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá e é um dos três parques tecnológicos do Pará baseado na economia orientada à inovação. É resultado de uma parceria entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

 

 

Serviço

Valor do investimento: R$ 180, em até duas vezes. Inscrições e mais informações pelo e-mail: fundacaoguama@fundacaoguama.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *