Crianças da Terra Firme participam de programação natalina no parque tecnológico

adminNotícias0 Comments

Cerca de 150 crianças do bairro Terra Firme participaram do Natal Solidário do PCT Guamá, na manhã desta quarta-feira (21). Realizado há 5 anos, o evento faz parte do calendário anual do parque tecnológico e já atendeu cerca de 1000 crianças do entorno.

A programação natalina contou com atividades lúdicas e culturais. A animação ficou por conta da equipe do PCT Guamá e do artesão e arte-educador Ângelo Fonseca, mais conhecido como Saci, que realiza um trabalho de valorização da cultura popular amazônica. “Eu faço um trabalho de pesquisa e resgate de lendas amazônicas através dos bonecos de pano que confecciono e de ações como essa em que utilizo as nossas lendas pra passar valores importantes pra criançada, como a conservação do meio ambiente, por exemplo”, afirmou o arte-educador.

Para integrar os pais e as crianças com outras ações realizadas no bairro, a associação convidou a Cia de Arte do Pro Paz, para uma pequena apresentação do grupo de Hip Hop. “É um projeto desenvolvido na periferia e que tem uma grande aceitação porque os jovens se identificam muito com o Hip Hop – dança, música e arte –  e, a partir do momento que eles se identificam, a gente consegue desenvolver um trabalho para a formação de cidadãos preocupados com a sua comunidade”, disse o arte-educador.

Além das apresentações culturais, a programação também contou com distribuição de brinquedos, apresentação do coral dos Jardim I e II e encenação de natal. Rafaele Ribeiro, 5 anos, ficou feliz com o resultado da manhã. “Gostei muito do meu presente e de ouvir as histórias do tio Saci”.

A Inteceleri, empresa instalada no prédio Espaço Inovação do PCT Guamá, realizou a doação de kits de tabuada colorida, que aceleram e facilitam o aprendizado de matemática básica, e também de tabletes e um computador para a sala de informática da associação de moradores. “Ficamos muito satisfeitos em participar da ação e nos aproximarmos da comunidade. Acreditamos que a educação direcionada para projetos inovadores nos dará um futuro melhor”, afirmou Dilmar Batista, um dos coordenadores da empresa.

Antônio Abelém, diretor presidente da Fundação Guamá, organização social que administra o parque, avaliou positivamente a ação. “É sempre uma satisfação trabalhar com as crianças do entorno e ver a felicidade delas. Para as próximas edições, além da entrega de brinquedos, queremos fazer ações propositivas e fechar parcerias para atender também aos pais e às lideranças da comunidade”, informou o diretor presidente.

Nesta edição, o Natal Solidário do PCT Guamá contou com a parceria da Associação de Moradores Gabriel Pimenta e do Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA/Inpe); com o apoio da Inteceleri, do Pro Paz (Polo UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia), do Sindicato dos Rodoviários do Estado do Pará, da Montese Frios e Fatiados, colaboradores, laboratórios residentes do PCT Guamá e anônimos que endossaram a campanha de arrecadação de brinquedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *