Programação do Fab Lab Day em Belém terá palestra e oficinas

adminNotícias0 Comments

O Fab Lab Belém, com o apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), promove o Fab Lab Day, evento que será realizado no dia 22 de dezembro, no auditório do PCT Guamá, com programações a partir das 9h. O evento será composto por uma palestra de abertura e duas oficinas. As inscrições para as oficinas são feitas aqui.

Fab Lab Belém – É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade democratizar o acesso a ferramentas de fabricação digital e manual objetivando desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico sustentável, solucionando problemas locais e regionais amazônicos aliando energias renováveis, permacultura, educação, conhecimento livre e aberto, Software livre e aberto em abordagens multidisciplinares.

“O Fab Lab pode ser comparável a uma biblioteca, porém, no lugar de livros, temos ferramentas, computadores e máquinas controladas por computador que fabricam objetos físicos por meio de impressão 3D, corte laser, fresamento de madeiras e metais, circuitos eletrônicos, acrílico, entre outros materiais. O diferencial é que qualquer pessoa, independente da área de atuação e grau de instrução, pode ter acesso às máquinas e fazer cursos”, comenta a professora Vanessa Malheiros, coordenadora do FabLab Belém.

Fab Lab Day – O evento será aberto com a palestra “Impressão 3D e Fabricação Digital”, ministrada pelo professor Claudio Alfonso. Em seguida, serão ministradas duas palestras: “Modelagem de Projetos Culturais”, ministrada pela professora Vanessa Malheiros; e “Impressão 3D na Prática”, ministrada por Thiago Kunz. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

“Para nós, a aproximação e o diálogo com estudantes, pesquisadores, professores e comunidade em geral são estratégicas e possibilitam a renovação e incorporação de novos modelos de gestão, fomentando, desta forma, o ecossistema do empreendedorismo inovador da região”, justifica a coordenadora.

Uma rede para Makers – O FabLab é uma rede de Laboratórios internacional que nasceu da necessidade de materialização de projetos por meio de máquinas de fabricação digital, eletrônica e programação. As impressoras 3D, cortadoras laser e fresadoras CNC, fazem parte do acervo de máquinas que se encontram nestes espaços.

Os FabLabs estão altamente relacionados à cultura Maker (Fazedor), em que os próprios usuários aprendem a desenvolver seus projetos e compartilham-nos on-line para criar impacto ainda maior. A cultura Makers são os descendentes do movimento DIY (faça você mesmo), este por sua vez modificou-se na era da internet, de um fazer mais individualista para um fazer mais integrado tanto fisicamente quanto virtualmente. Deste modo, podemos chamar os makers de DWO (do withothers, ou seja, faça com outros). Compõem este universo os FabLabs, espaços maker e hacker, que, por sua vez, estabelecem o acesso a tecnologias e ferramentas, à medida que potencializam o compartilhamento do conhecimento, com foco na criatividade e inovação.

Fab Lab Belém – O FabLab Belém iniciou em 2013, quando um grupo de interessados em Impressão 3D se juntou para montar suas impressoras 3D, aprender modelagem e desenvolver projetos pessoais. Logo se percebeu que milhares de possibilidades se abririam com essa tecnologia. Reparar equipamentos ou objetos quebrados em casa, criar tecnologias próprias, criar soluções para ações educativas são exemplos de tais possibilidades. Depois, veio a descoberta da rede internacional de Fab Labs, devotada ao compartilhamentos de conhecimento e de projetos.

“Somos o primeiro FabLab da Região Norte e o oitavo FabLab brasileiro. Criamos uma Associação sem fins lucrativos, que está se instalando no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, no Espaço Inovação, com apoio da UFPA e da Fundação Guamá”, completa a professora.

Serviço:
FabLab Day Belém
Data: 22 de Dezembro
Horário: 9h
Local: Parque de Ciência e Tecnologia, UFPA – Guamá
Mais informações na página.

Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação / Fablab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *