Representantes de cooperativas visitam laboratórios instalados no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Representantes da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés (Coomac), da Organização das Cooperativas Brasileiras no estado do Pará (OCB-PA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) visitaram na tarde de quinta-feira (15) as instalações do prédio Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Articulada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a visita teve o objetivo de aproximar o parque tecnológico dos pequenos produtores ligados às cooperativas.

A secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Henriquez, apresentou o Pará 2030, plano estratégico elaborado pelo governo do Estado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável, e os programas Pará Profissional e Inova Pará, coordenados pela secretaria. “O papel do Estado é criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento da inovação. O produtor paraense tem que ser capaz de inovar em seus produtos tradicionais, criados a partir de insumos amazônicos, para que possamos diversificarmos a nossa matriz de exportação, hoje concentrada em produtos primários. Essa aproximação dos laboratórios presentes no parque tecnológico com os pequenos produtores é estratégica para o desenvolvimento desta questão”, afirmou a secretária adjunta.

O diretor administrativo financeiro da Fundação Guamá, Márcio Pereira, destacou a infraestrutura do parque tecnológico e os serviços de suporte para o desenvolvimento de negócios. “As empresas que se associam ou se instalam fisicamente no PCT Guamá contam com uma série de vantagens, que englobam o acesso a serviços de inteligência competitiva e captação de recursos e também o acesso diferenciado aos serviços tecnológicos oferecidos pelos laboratórios, que já estão operando e atendendo demandas do mercado local”, disse.

Em seguida, a comitiva realizou uma visita guiada em três laboratórios: Óleos Vegetais e Derivados (UFPA), Instrumentação para produtos Agroindustriais (Agroind/Embrapa) e Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba/UFPA). “Fiquei impressionado por sabermos que termos um espaço dessa natureza a nossa disposição. Se a gente fosse fazer um investimento [para ter essas máquinas] demoraríamos pelo menos 20 anos”, afirmou Giovani Medeiros Martins, representante da Coomac, sediada em Bragança.

“O sistema OCB possui uma unidade em cada estado do Brasil, o nosso papel é levar conhecimento técnico para as cooperativas, no intuito de contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades que se organizam por meio do cooperativismo. Termos um parque tecnológico aqui é importante porque barateia as avaliações e análises que as cooperativas precisam para identificar e garantir a qualidade dos seus produtos. Vamos replicar o que vimos aqui para as cooperativas que integram a rede”, informou Vandelarde Rodrigues, gerente de desenvolvimento de cooperativas da OCB Pará.

A Sectet vai dar continuidade na articulação com as cooperativas presentes no estado do Pará e, no início de 2017, coordenará uma segunda visita ao espaço.

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *