Módulo exercita aprimoramento de resultados em laboratórios

adminNotícias0 Comments

 

 

Módulo exercita aprimoramento de resultados em laboratórios

Os participantes do quarto módulo do programa “Sistema de Qualidade nos Laboratórios do PCT Guamá” tiveram a oportunidade de exercitar a estimativa de erros para aprimorar os resultados em trabalhos de ensaios e calibrações em laboratórios. Esta etapa do programa, encerrada nesta quarta-feira (21/3), teve como base teórica o “Guia para Expressão da Incerteza de Medição, (Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement – ISO GUM)”, publicado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem como objetivo estabelecer critérios e regras gerais bem como harmonizar métodos e procedimentos relacionados à expressão de incertezas associadas ao processo de medição.

O programa “Sistema de Qualidade nos Laboratórios do PCT Guamá” é uma capacitação desenvolvida pela Fundação Guamá, que é gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), e visa contribuir para o aprimoramento das equipes dos laboratórios que têm base ou estão em fase de implantação no Parque, buscando atender empresas que demandam serviços laboratoriais acreditados por normas nacionais e internacionais.

 
No módulo “Estimativa da Incerteza de Medição para Laboratórios de Ensaios e de Calibração”, o consultor Luiz Henrique Ferreira, da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, apresentou as ferramentas teóricas necessárias para implementar a incerteza de medição em ensaios e calibrações e aplicou exercícios para internalizar o aprendizado com os participantes. “É um módulo denso. O desafio, agora, será adotar estas ferramentas na realidade de cada laboratório”, comenta Ferreira.

 
Entre os dias 16 e 20 de abril, será realizado o quinto e último módulo do programa, destinado à formação de auditor líder. “Será o momento de consolidação de todo o aprendizado, vai envolver uma avaliação, visando aprovação e certificação de auditor líder. A partir daí, as equipes poderão começar suas auditorias internas”, assinala o consultor, que recebeu convite dos participantes do curso para, no mês de outubro, diagnosticar os laboratórios auditados.      

 
Aprendizado – O estudante de doutorado Kleber José Rosário da Silva, que trabalha no Laboratório de Espectroscopia (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará – UFPA), ressalta a importância do conteúdo apreendido no módulo. “Este módulo trouxe uma base teórica para ensaios e medições em laboratórios para estimar erros e, com isso, acho que podemos melhorar os resultados de nossos ensaios”, declarou.

 
A farmacêutica bioquímica Tainá Guimarães Barros, que trabalha como coordenadora pedagógica do Laboratório de Análises Clínicas da UFPA, observa o programa como uma boa oportunidade para contribuir para a acreditação dos laboratórios da universidade. “Este módulo está sendo bem proveitoso para eu conhecer melhor as ferramentas que podemos implementar em uma das etapas de acreditação do Laboratório de Análises Clínicas”, afirma.

 
Formada em Engenharia de Produção, Lêda de Azevedo Racanelli, considerou fundamental a aplicação de exercícios em sala de aula e, após este módulo, buscará aprofundar o conhecimento sobre o assunto, para aplicá-lo no trabalho que desenvolverá na Agência de Inovação da UFPA – UNIVERSITEC. “Vou trabalhar na área de Gestão de Qualidade e, por meio deste curso, terei uma base para desenvolver atividade de avaliadora de auditoria para clientes externos”,  assinala.  

 
Rede – O PCT Guamá é resultado de uma parceria entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *